Na quarta (21), o Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo celebrou seus 88 anos. Como parte das comemorações, a entidade fez o lançamento do Núcleo da Mulher Engenheira (NME).
O grupo terá como missão representar, defender direitos e proporcionar orientação com o objetivo de fortalecer e empoderar a mulher engenheira a fim de ajuda-la a ser protagonista no trabalho e na sociedade.
MURILO – Na abertura do evento, que ocorreu de forma híbrida, na Sede do SEESP e também pelo Google Meet, o presidente Murilo Pinheiro destacou a importância da criação do Núcleo da Mulher Engenheira pra entidade e pra Engenharia.
“É uma honra fazer este lançamento no dia em que o Sindicato faz 88 anos. Quero demonstrar meu apreço e confiança de que o Núcleo terá uma grande participação em todo contexto nacional e internacional”, disse Murilo.
CONVIDADAS – O lançamento do Núcleo foi com uma mesa-redonda composta pela desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) – 2ª Região, Ivani Contini Bramante; a engenheira Marilene Mariottoni; a diretora do SEESP e coordenadora do NME, Silvana Guarnieri; e a coordenadora do Núcleo Jovem Engenheiro do sindicato, Marcellie Dessimoni.
Na sua fala, Silvana destacou a luta da categoria pra ampliar o espaço para mulheres na engenharia.
“Temos essa árdua luta de inserir a mulher no mercado de trabalho. Ela que tem uma dupla jornada: cuidar da casa e dos filhos. Por isso a importância deste Núcleo, para que se avance na luta pela afirmação da mulher em todas as áreas”, pontuou Silvana.
Em entrevista à Agência Sindical Silvana falou um sobre o mercado de trabalho e sobre o papel que o Núcleo terá para despertar na mulher o interesse pela profissão. “O mercado da Engenharia, como todos, sofreu bastante nos últimos anos, mas há espaço para mulheres vocacionadas. Não apenas na construção civil, que vive um momento de crescimento, mas em outras áreas da engenharia”, explica.
De acordo com o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), no Brasil existem mais de 1 milhão de engenheiros registrados. Apenas 19% são mulheres.
Também à Agência Sindical, o presidente Murilo Pinheiro contou que o Núcleo terá o objetivo de debater todas as questões ligadas às demandas femininas. Inclusive a participação sindical e política dessas engenheiras. Clique e assista.
MAIS – (11) 3113-2600, ramal 2205 / mulherengenheira@e-seesp.org.br
LEIA TAMBÉM:
METALÚRGICOS DA FORÇA DEFINEM PAUTA DA CAMPANHA SALARIAL