18.4 C
São Paulo
sábado, 26/04/2025

Seminário debate Marco Regulatório do Setor Público

Data:

Compartilhe:

Termina nesta quinta (17), Seminário de Organização 2023 – Marco Regulatório das Relações de Trabalho no Setor Público. Evento promovido pela Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB).

A cerimônia de abertura em formato híbrido (presencial e on-line) contou com a participação de autoridades políticas, especialistas e centenas de sindicalistas, que colocaram a regulamentação das relações de trabalho no serviço público no centro do debate político.

A mesa de abertura, conduzida pelo presidente da CSPB, João Domingos, foi composta pelas lideranças sindicais Lilian Fernandes e Eduardo Chamarelli, da CSPB; Moacyr Tesch, da Nova Central; João Carlos Juruna, da Força Sindical; Adilson Araújo, da CTB; Eduardo Rangel, da Central Pública; Marcos Antônio, do Ministério do Trabalho; José Celso do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos; e Fausto Augusto, diretor-técnico do Dieese.

Para o presidente da CSPB, João Domingos, o Seminário é o início de um momento histórico. “O objetivo, além de blindar o serviço público de ataques de governos de ocasião, éviabilizar mais e melhores serviços públicos ao cidadão contribuinte, que custeia uma pesada carga tributária”, avalia ele.

O documento traz oito eixos que serão debatidos pelos Grupos de Trabalho (GT’s). São eles: Representação coletiva no Setor Público; prerrogativas do dirigente sindical; prerrogativas das entidades sindicais, financiamento sindical; direito de greve; práticas antisindicais; saúde e Segurança no Trabalho, desenvolvimento, criação de um sistema qualificação nos moldes do sistema S.

Vice-presidente da CPSB, Lineu Mazano, coordenou a segunda mesa, composta por Fausto do Dieese; André Santos, consultor e analista do Diap; as advogadas Zilmara Alencar e Cristina Aguiar, além de lideranças da Confederação.

Mazano destacou a importância do evento e das propostas que serão construídas no segundo dia. Ele diz: “Esse Seminário inicia a construção de um divisor de águas do setor público”.

Nesta quinta-feira (18), os Grupos de Trabalho (GTs) apresentarão as propostas desenvolvidas, que após aprovação integrarão o projeto do Marco Regulatório nas Relações Públicas de Trabalho no Setor Público.

MAIS – Acesse o site da CSPB.

Conteúdo Relacionado

Lula receberá Centrais dia 29

O presidente Lula não participará do 1º de Maio Unitário das Centrais Sindicais, em São Paulo. Mas receberá CUT, Força Sindical, UGT, CTB, CSB,...

Ensino Superior mantém campanha

Os professores da rede privada, ensino Superior, se encontram em campanha salarial. A data-base é 1º de março. As assembleias pra organizar as mobilizações...

Força Sindical confia na idoneidade do Sindnapi

O governo reagiu prontamente ante a constatação de um esquema de fraudes no INSS. Basicamente, as fraudes consistiam na associação unilateral de aposentados e...

CNTA mobiliza contra 6×1

Cerca de 35% dos trabalhadores nas indústrias da alimentação fazem a escala 6x1. Dado foi levantado por Artur Bueno de Camargo, presidente da Confederação...

Engenheiros de SP iniciam Campanhas Salariais

O Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo realiza a 24ª edição do Seminário das Campanhas Salariais. Nesta quinta, 24, a partir das...