12.8 C
São Paulo
sábado, 19/07/2025

Sindcine debaterá na OIT futuro do audiovisual

Data:

Compartilhe:

Presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Cinematográfica e do Audiovisual dos Estados de SP, RS, MT, MS, GO, TO e DF, Sonia Santana participa entre os dias 13 e 17 de fevereiro de reunião da Organização Internacional do Trabalho, em Genebra, que vai debater o futuro do setor.

Vice-presidente da UNI Media, a dirigente levará à reunião tripartite as demandas mais urgentes para os trabalhadores do setor. Entre as quais, assédio, formas de contratação, segurança e condições de trabalho, Convenção Coletiva e jornada de trabalho.
“Os técnicos mais experientes estão sobrecarregados com jornadas abusivas. É preciso formar novos profissionais. Mercado existe, mas não pode ser sob condições que exaurem e adoecem os técnicos”, ela critica.

A sindicalista, com reconhecida experiência no setor de produção, levará documento de propostas extraídas na 26ª Mostra de Cinema de Tiradentes, na cidade mineira, no final de janeiro. O documento coloca uma série de proposições ao Ministério da Cultura, em especial à Secretaria do Audiovisual e à Ancine.

Para a presidente do Sindcine, com o atual governo se abrem novas perspectivas. Ela confia que “a eleição de Lula e a recriação do Ministério da Cultura, como também o fortalecimento da Pasta da Indústria e Comércio, possibilitam meios pra que o setor se profissionalize mais”.

Para Sonia Santana, a reunião na OIT é a chance de se debaterem as demandas do setor em nível mundial. “Será uma oportunidade histórica”, ela afirma.

CARTAClique aqui e leia.

MAIS – Acesse o site do Sindcine.

Conteúdo Relacionado

Sindcine debate IA no México

Sonia Santana, presidente do Sindcine, participa a partir desta segunda (21) do seminário anual das federações internacionais Fia-América Latina e Uni-Mei/Panartes. Evento acontece na...

Protesto contra Trump ocupa 25 de Março

Ganham força as manifestações populares contra o tarifaço de 50% imposto por Donald Trump às exportações brasileiras aos Estados Unidos.Na sexta (18), foi a...

Jornal Sindical destaca patrimônio metalúrgico

Jornal Sindical de julho já está na base do Sindicato

Negociações coletivas retomam ganho

O Boletim “De olho nas negociações”, do Dieese, mostra melhora nas negociações em junho. Reajustes salariais acima da inflação chegaram a 78,5% dos acordos;...

Trump ataca, 25 de Março responde

Para o presidente norte-americano não basta abrir conflito com a Palestina, o Irã e meio mundo. Agora, Donald Trump quer enquadrar a 25 de...