O Sindicato dos Jornalistas no Estado de São Paulo (SJSP) comemora 85 anos no dia 15. Para celebrar a data, a entidade retoma as atividades presenciais em sua sede, após mais de dois anos sob a pandemia da Covid-19. A entidade promoverá também um mês de atividades, que terá um tema central: Jornalistas Salvam Vidas, Defendem a Democracia e Fazem a Diferença!

O primeiro evento será nesta terça (12), a partir das 19 horas, com um debate que resgatará a importância do trabalho jornalístico na cobertura da pandemia e discutirá como a categoria deve resistir à epidemia de fake news e ataques à democracia. Com a presença da jornalista do Universa, Mariana Kotscho, e do repórter da GloboNews, Guilherme Balza.

Lives – No dia 19, a série de lives dos Jornalistas se inicia com Jan Rocha, que é autora do livro ‘Nossa Correspondente Informa’. Ela chegou ao Brasil em 1969, como correspondente da BBC e do jornal The Guardian. Enfrentou ameaças e censuras da ditadura brasileira para contar ao mundo o brutal cenário de repressão que se estabelecia no País.

Já no dia 26 a live será com Yan Boechat, que voltou recentemente ao Brasil após realizar a cobertura da guerra na Ucrânia para a TV Bandeirantes. Há mais de 20 anos ele cobre os grandes acontecimentos que marcaram o planeta nas últimas décadas.

Inscrições – O encontro do dia 12 será com capacidade reduzida. Poderão entrar no máximo 60 pessoas no auditório Vladimir Herzog. O evento terá transmissão online. Os interessados em participar presencialmente devem enviar e-mail para jornalista@sjsp.org.br. A confirmação da inscrição se dará por ordem de chegada dos e-mails. Será obrigatório o uso de máscaras e apresentação da comprovante de vacinação contra Covid-19.

MAIS – Acesse o site do Sindicato dos Jornalistas.