O Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp) lançou nesta terça (27) um vídeo com 30 profissionais que mostram a indignação da categoria pela falta de ações governamentais suficientes para o enfrentamento à pandemia da Covid-19.
No vídeo, os médicos contam que estão exaustos e precisam ser ouvidos. “Somos nós e os demais profissionais da saúde que lidamos com a dor das famílias e com a nossa também. Como acha que é a sensação de saber que alguém vai morrer por falta de leito? Como acha que trabalhamos à exaustão sabendo que vacinas não foram compradas?”, questionam.
Mortes – Na peça, o Sindicato alerta que já são quase 400 mil mortes por Covid-19. Neste ano, em apenas quatro meses, a doença já foi mais letal que todo o ano passado. Diante desse cenário, a entidade alerta que os médicos não aguentam mais o descaso dos governos federal, estaduais e municipais.
“Nossa voz precisa ser ouvida. Três mil vidas não são números, caros governantes. Estamos vendo UTIs lotadas e pacientes jovens morrendo. Com os colegas não é diferente”, dizem os profissionais. Eles alegam que os serviços de saúde estão sofrendo desmonte com a falta de medicamentos, insumos, profissionais e testes de Covid-19 sem uso.
Descaso – Os médicos ainda abordam as dificuldades enfrentadas pela população no pior momento da pandemia. Segundo apontam os números, abril foi o mês mais letal da doença no Brasil. De acordo com os trabalhadores, o povo não consegue fazer compras no mercado, sofre com desemprego e não tem um Auxílio Emergencial digno que possa suprir às necessidades das famílias. “Não existem políticas governamentais para garantir o isolamento”, alertam.
VÍDEO – Clique aqui e assista ao vídeo divulgado pelo Sindicato dos Médicos.
MAIS – Acesse o site do Simesp.