13.5 C
São Paulo
quinta-feira, 29/05/2025

Sinpro Osasco realiza “Formação Sindical” para professores

Data:

Compartilhe:

No sábado (16), o Sinprosasco e Região realizou o curso Formação Sindical, com o tema “Organização no local de trabalho e os desafios para os professores da rede particular de ensino”.

O evento aconteceu na sede do Sindicato dos Químicos unificados de Osasco, com presença de mais de 20 docentes, além da Diretoria.

A intenção do Sinpro foi trocar experiências com a base a fim de fortalecer a ação sindical em cada escola, além de aumentar a participação dos profissionais na entidade.

Temas como precarização do trabalho, jornadas exaustivas e dificuldades na organização sindical foram tratados por convidados e docentes.

Realidade – O Sindicato apresentou informações atualizadas e dados sobre a realidade da educação privada no país, o que estimulou a construção de estratégias de enfrentamento aos problemas.

A Diretoria colheu histórias de lutas e vitórias, compartilhadas por professores e professoras de diferentes escolas e áreas do conhecimento.

Presidente do Sinpro, Salomão Faria, avalia. Ele diz: “Essa troca de ideias deixa claro que a união é essencial para superar desafios. Quem veio, ajudou a buscar caminhos na melhoria das condições de trabalho.”

O Sinpro representa professores de Osasco, Cotia, Barueri e Carapicuíba. São cerca de 6 mil profissionais na região, na rede privada de ensino.

Um dos que contribuíram com as conversas foi o professor Ricardo Normanha, atual assessor de imprensa do Sinpro. Ele é sociólogo, cientista político e pesquisador do mundo do trabalho.

Segundo Salomão, a diretoria atual tenta seguir uma linha, que é: “Fortalecer sindicatos e conscientizar a sociedade sobre a importância do professor na formação de cidadãos críticos e capacitados,” enfatizou.

Outros cursos serão promovidos e todos os professores da base serão convidados, segundo o Sinpro.

MAIS – Acesse o Site do Sinprosasco e Região.

Conteúdo Relacionado

Metroviários de SP comemoram acordo e sede

Os metroviários de São Paulo comemoram dupla conquista neste mês de maio, data-base da categoria. Quarta, dia 21, os trabalhadores aprovaram o acordo coletivo...

Professores do Ensino Superior cogitam greve

Docentes do Ensino Superior do Estado de São Paulo, rede privada, rejeitaram contraproposta patronal e decidiram deflagrar greve, com início previsto para 2 de...

Comerciários participam do Dia do Desafio

Nesta quarta (28), o Sindicato dos Comerciários de São Paulo abre suas portas para o Dia do Desafio. Evento é coordenado pelo Sesc São...

Construção fecha acordo com ganhos reais

Negociação entre o Sindicato (Sintracon-SP) e o patronato conquistou aumento real acima do INPC, com reflexos em todas as formas de remuneração. O Vale-Alimentação subiu 8%. Convenção Coletiva entrou em vigor dia 1º de maio. O porcentual de reajuste salarial negociado foi de 6%.

CNTA cobra cumprimento de NR do setor frigorífico

A Norma Regulamentadora 36, que trata do trabalho em frigoríficos, completou 12 anos em abril. Contudo, muitas empresas seguem descumprindo regras do setor, o...