22.3 C
São Paulo
sexta-feira, 6/02/2026

Ministra Simone Tebet defende orçamento justo

Data:

Compartilhe:

Ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, participou nesta segunda (12) de Plenária com o sindicalismo. Na sede do Sindicato dos Químicos, Centro de SP. Objetivo é engajar a sociedade organizada no debate e elaboração do Plano Plurianual, o chamado PPA.

Presentes Centrais Sindicais e dirigentes de diversas categorias profissionais. Participaram também representantes do Conselhão (Conselho de Desenvolvimento Econômico Social e Sustentável). Ricardo de Oliveira, vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região, e o secretário-geral,  José Carlos Santos Oliveira (Chorão), participaram.

Chorão elogia a presença da ministra. Ele diz: “O que estamos vendo é o governo vindo conversar com o povo. Não só pra ouvir reivindicações, mas colher propostas dos trabalhadores a respeito da democratização dos recursos do orçamento público”. O governo tem até agosto pra entregar ao Congresso Nacional a proposta do Plano Plurianual (PPA).

O Plano está previsto na Constituição. Ele é elaborado de quatro em quatro anos, sempre no primeiro ano de mandato do Presidente. O PPA define metas, diretrizes e programas do governo.

Em 2023, ele será elaborado com apoio da população por meio da plataforma Brasil Participativo. O PPA deve ser entregue ao Congresso até 31 de agosto, junto com a Lei Orçamentária.

Tributos – A ministra fez críticas ao sistema tributário. Segundo ela, “o Brasil não cresce há três décadas e uma das razões está no sistema tributário injusto para parcelas da sociedade, tirando também competitividade da indústria nacional perante as multinacionais mais fortes”.

Simone Tebet pediu ao sindicalismo pressão no Congresso Nacional por uma reforma tributária justa. E completou: “Somos uma sociedade com muitas diferenças, mas o que nos une é o amor à democracia, o amor ao País e a obrigação de servir a quem mais precisa”. Vale lembrar que foi de Tebet a proposta a Lula por igualdade salarial entre homens e mulheres.

Saiba mais – Clique aqui e confira o Plano Plurianual (PPA). Instrumento que define as diretrizes, os objetivos e as metas do governo.

Plataforma – Todo cidadão pode fazer propostas para compor o PPA de 2023. Veja como fazer. Clique aqui.

Conteúdo Relacionado

Entidades repudiam violência no Paraná

Repúdio à agressão contra sindicalistaSegue, abaixo, Nota do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba. A entidade teve seu diretor Nelsão detido e agredido durante...

Frentistas conquistam aumento

A segunda rodada de negociação salarial entre o Sindicato de frentistas do Espírito Santo e o setor patronal, realizada quarta (4 de fevereiro), foi...

Metalúrgicos apoiam reeleição de Lula

Ontem, o sindicalismo fez panfletagem nas estações de trem e metrô, em SP, a fim de massificar os ganhos salariais com a isenção do...

Líder bancária exalta cultura da paz

Passo concreto para uma cultura de paz e contra o feminicídio. Assim é avaliada a iniciativa do Presidente Lula, ao lançar, nesta quarta (4),...

Centrais divulgam impacto da isenção do IR

Na manhã desta quarta (4), Centrais Sindicais e Sindicatos estiveram na estação Brás do Metrô e da CPTM, em São Paulo, para dialogar com...