20.1 C
São Paulo
terça-feira, 23/04/2024

Todos vão perder com o fim da Proguaru

Data:

Compartilhe:

O fim da Proguaru representa uma derrota coletiva para o Município, o povo guarulhense e os trabalhadores da empresa. Guti pode até pensar que é vitorioso. Mas o tempo mostrará que ele também é um dos derrotados.

Vejamos:

Empregos – Serão demitidos mais de 4,6 mil trabalhadores. Se cada emprego direto gera dois indiretos, perderemos 13.800 postos de trabalho. Cada homem e mulher desses será doravante um revoltado e indignado.

Economia – O corte dos empregos diretos e do Vale-refeição mensal médio de R$ 594,00 provocará forte impacto negativo na economia local, especialmente no comércio, atingindo ainda mais os pequenos nos bairros.

Serviços – O fim da Proguaru, após 43 anos de ótimos serviços à cidade, significará a entrada das terceirizadas. Essas empresas pagam menos, exploram os empregados, dão calote, prestam serviços de qualidade inferior e custarão mais caro aos cidadãos.

Fiscalização – Fiscalizar uma empresa só, como a Proguaru, é mais fácil. Já fiscalizar todas as terceirizadas e as demais empresas (quarteirizadas) que elas contratam será muito difícil. Portanto, abre-se a porta para negociatas e desvios. O custo disso é sempre o povo que paga, injustamente.

Desemprego – Boa parte dos empregados da Proguaru ganha perto de R$ 1,4 mil. Imensa maioria não tem especialização. Muitos estão prestes a se aposentar. Uma parte grande tem problemas de saúde. Onde essa gente vai procurar emprego? Só se for na rua da amargura.

Sindicalismo – Desde dezembro, o movimento sindical luta pela Proguaru e os empregos. Todo o sindicalismo apela pra que o prefeito reveja sua decisão de fechar a empresa e demitir. As 10 Centrais brasileiras enviaram documento a Guti, pedindo diálogo. Ele sequer respondeu. E isso não será esquecido pelo movimento.

Pacote – No setor metalúrgico, também tem empresa que fecha, se muda ou corta pessoal. Mas não é na calada da noite. As discussões geralmente levam um ano, como na Ford, Borlem, Weg, entre outras. Sindicato e empresa negociam um pacote aos demitidos, pra que a pessoa não saia com uma mão adiante, outra atrás. Mas Guti não quer discutir.

O prefeito é jovem e continuará pedindo voto. Os anos lhe mostrarão que errou na Proguaru. Pena que quando isso ocorrer não haverá mais como consertar os estragos.

Bolsonaro – Domingo, 26, o Presidente completou mil dias de um governo desastroso. Seu símbolo é o povo comprando osso de boi no açougue.

Josinaldo José de Barros (Cabeça)
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região.
Diretoria Metalúrgicos em Ação

Email – josinaldo@metalurgico.org.br
Site – www.metalurgico.org.br

Clique aqui e leia mais opiniões

Josinaldo - Cabeça
Josinaldo - Cabeça
Josinaldo José de Barros (Cabeça), presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região Email - josinaldo@metalurgico.org.br

Conteúdo Relacionado

Precisamos de um reforma tributária progressiva para reduzir desigualdades – Adilson Araújo

O Brasil é um dos países mais desiguais do mundo, fenômeno que está na raiz da violência que perturba e apavora nosso povo. No Relatório...

Trabalhadores marcharão à Brasília por democracia e justiça – Ismael Cesar

Deliberado no Congresso Nacional da Central Única dos Trabalhadores, ocorrido em outubro de 2023, a Marcha da Classe Trabalhadora à Brasília, está marcada para...

A importância e os desafios das frentes parlamentares – Antônio Augusto de Queiroz

As frentes parlamentares e bancadas informais desempenham papel relevante no cenário político, representando forma interessante de articulação, representação e influência para interesses diversos. Compostas...

Fiscalização da Previdência brasileira garante proteção – Wanderson Ferreira

A Previdência Social parte do princípio de que todos os trabalhadores precisam estar seguros em caso de perda de a capacidade de trabalhar, o...

Decisão lamentável – João Guilherme

Recentemente o juiz Eduardo Pires, da 30ª Vara do Trabalho de São Paulo, decidiu que o trabalhador não sindicalizado não tem direito aos benefícios...