Começa a campanha salarial dos 1.6 milhão de trabalhadores do setor de Alimentação. São várias datas-bases, que mobilizam a CNTA Afins – Confederação Nacional dos Trabalhadores do setor – e cerca de 360 entidades, em todo o País.

Reivindicações foram aprovadas dias 26 e 27 no seminário da Campanha Salarial 2022, de modo virtual, com participação de dirigentes de todas as regiões e palestra do técnico do Dieese, Silvestre Prado de Oliveira.

Também participou o Secretário Regional daUITA na América Latina, Gerardo Iglesias. Ele avaliou o cenário internacional para os trabalhadores do setor.

A pauta mínima aponta diretrizes das negociações, tais como Piso nacional, aumento real, PLR, saúde e segurança, teletrabalho, entre outras. Propostas serão também levadas à Contac-CUT, buscando unidade na luta.

Segundo o presidente da CNTA, Artur Bueno de Camargo, “as entidades vão lutar pra manter conquistas, ampliar direitos e buscar melhores condições de trabalho” – o governo tem tentado derrubar Normas e garantias.

Piso – Trabalhadores reivindicam Piso nacional de R$ 2.057,00. Aumento real de 1,5%.

ITENS – Saúde: Comissão Ambiental de Saúde e Segurança do Trabalho. PLR: Implantação do Programa, com valor mínimo de um salário normativo e participação do Sindicato na elaboração, acompanhamento e conclusão. Custeio: Cota de Participação Negocial Mensal fixada em assembleia, da seguinte forma: 80% Sindicato, 15% Federação e 5% Confederação. Teletrabalho/Home Office: Só poderá mediante negociação das condições mínimas com o Sindicato – ergonomia, mobiliário, ajuda-alimentação, auxílio para luz, internet e telefone.

MAIS – Acesse o site da CNTA Afins.