As entidades ligadas à Confederação Nacional dos Trabalhadores da Alimentação – CNTA Afins – participam quarta e quinta (26 e 27) do 1º Seminário de Planejamento de 2022. Devido à persistência da pandemia, evento será virtual.

Empregos – Setor emprega 1,6 milhão trabalhadores diretos. Só em frigoríficos, são 500 mil empregados. Já as usinas de açúcar empregam em torno de 100 mil.

Há um grande número de datas-bases e muitas diferenças nos Pisos salariais aos trabalhadores na alimentação. Presidente Artur Bueno de Camargo explica que o Seminário visa fortalecer a luta por uma só data-base, Piso unificado e garantias à saúde dos trabalhadores. Ele alerta: “Governo e setores do patronato querem desmontar a NR-36, que protege os companheiros dos frigoríficos”. A unificação do Piso, ele diz, é bandeira de quase 40 anos.

Abertura quarta, às 19 horas, com fala do presidente Artur Bueno de Camargo. Em seguida, palestra de Silvestre Prado, do Dieese. Temas: inflação, negociação coletiva e expectativas pra 2022. Abre-se pra perguntas e debates. Ainda na quarta, palestra com o advogado Cacau Pereira sobre meios de resistir aos ataques do capital, bem como estratégias pra avançar nas conquistas. Abre-se para perguntas/debates. Atividades do dia se encerram com mensagem do presidente.

Quinta – Abertura às 9 horas, com discussão e aprovação de pauta mínima nacional para o ano. Evento se encerra às 13 horas.

PARTICIPE – Inscreva-se e acompanhe cadastrando-se no link: sonlive.com.br/seminario-cnta

MAIS – Acesse site da CNTA e entidades filiadas – Sindicatos e Federações.