Os trabalhadores da Ericsson em São José dos Campos (SP) aprovaram em assembleia na porta da fábrica, conduzida pelo Sindicato dos Metalúrgicos, a proposta de reajuste salarial de 11%. Além do avanço nos salários, os funcionários terão direito a Abono e mais uma conquista nos direitos das mulheres.

O reajuste conquistado agrega a reposição integral da inflação, avaliada em 10,42% nos últimos 12 meses, mais aumento real. O Abono será de R$ 3.100,00. Além disso, as cláusulas sociais da Convenção estão renovadas por mais dois anos.

Segundo o presidente do Sindicato, Weller Gonçalves, esse acordo é vitorioso para os companheiros da Ericsson. “Não somente pelo reajuste, mas também pela renovação de direitos. Mostramos para o patronal que não aceitamos propostas rebaixadas”, afirma o dirigente.

Mulheres – Um importante avanço para a categoria foi a inclusão de uma cláusula inédita, que prevê licença remunerada para trabalhadoras vítimas de violência doméstica. Agora, essas funcionárias terão direito a até 15 dias de afastamento e só precisarão compensar 50% do período posteriormente.

Essa conquista chega num momento em que esse tipo de crime ainda faz milhares de vítimas em todo o País. Só no último ano, uma em cada quatro mulheres com idade superior a 16 anos disse ter sofrido algum tipo de violência ou agressão. Dentre elas, 73% relata ter sofrido essas agressões por pessoas próximas, sendo maridos ou namorados em primeiro lugar.

Diretora dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Luciene da Silva comemora essa cláusula inédita. “Este é um grande avanço em nossa luta de combate à violência contra a mulher. As fábricas estão repletas de trabalhadoras que passam por esse tipo de problema. Uma vitória que deve servir de exemplo”, conclui a dirigente.

MAIS – Acesse o site dos Metalúrgicos de São José dos Campos.