27.4 C
São Paulo
sexta-feira, 6/02/2026

Trabalhando sempre pelos engenheiros

Data:

Compartilhe:

O Sindicato dos Engenheiros no Estado de SP – SEESP oferece amplo programa de benefícios aos associados, incluindo áreas fundamentais na atualidade, como qualificação e colocação no mercado.

A função precípua do SEESP, sua razão de existir, é a representação coletiva dos engenheiros no Estado de São Paulo e a defesa de seus direitos, o que se dá, sobretudo, pela ação sindical e negociações nas campanhas salariais. Além disso, nossa entidade, de forte vocação cidadã, promove de forma consistente o debate de políticas públicas ligadas à engenharia e ao desenvolvimento nacional, nossa bandeira permanente de luta.

Uma terceira vereda de atuação, porém, tem importância fundamental no nosso trabalho contínuo: a oferta de atendimento e serviços aos nossos associados, que ultrapassam os 60 mil profissionais.

Entre as várias áreas contempladas nesse esforço, destacam-se algumas que atendem demandas hoje tanto relevantes quanto urgentes, como a qualificação e a colocação no mercado de trabalho. Estruturadas por Engenheiro Empreendedor, SEESP Educação e Oportunidades na Engenharia, essas ações visam propiciar as melhores condições para que os profissionais estejam aptos a aproveitar as vagas e chances de prestação de serviços num cenário de retração e muitas dificuldades.

Um exemplo dessa iniciativa em andamento neste momento é a parceria entre o sindicato e a Federação Nacional dos Engenheiros (FNE) e a Allevant Educação para oferecer o curso “Engenharia e gestão no saneamento utilizando ferramentas BIM”, com descontos exclusivos.

Vislumbra-se a abertura de oportunidades nesse setor com a ampliação do debate sobre a necessidade urgente de universalização de serviços, como água e esgoto, que são essenciais à saúde pública e à dignidade humana. Muita discussão ainda haverá sobre a melhor forma de atingir essa meta e qual o papel do Estado nessa empreitada. No entanto, um ponto é consenso: isso não será feito sem engenheiros qualificados.

Diante desse panorama, abrem-se possibilidades de colocação para aqueles que estiverem atualizados em relação ao marco regulatório vigente e às inovações tecnológicas disponíveis, condição que o SEESP pretende propiciar aos seus associados com essa formação de altíssimo nível. Para os que se interessam pela área, vale a pena acompanhar a live que o sindicato promove nesta quinta-feira (1º/7), a partir das 18h, colocando o tema em pauta.

Além dos cursos oferecidos, também em outros setores, o SEESP atua para cada vez mais aprimorar a colocação no mercado, com a captação de vagas exclusivas junto às empresas para postos de trabalho e estágios, assim como a divulgação de processos de seleção disponíveis em outros serviços do gênero. Há ainda orientação à carreira com auxílio para elaboração de currículo, treinamento para entrevistas e até para definição de caminhos a seguir na vida profissional, incluindo aos veteranos que se veem diante da necessidade de reinventar sua trajetória.

Em suma, sem perder de vista nossa meta de retomar o crescimento econômico com distribuição de renda e melhoria das condições de vida para todos, estamos focados na batalha para apoiar os engenheiros da melhor maneira possível neste momento econômico desafiador.

Acesse – www.seesp.org.br

Clique aqui e leia mais opiniões

Murilo Pinheiro
Murilo Pinheiro
Murilo Pinheiro é presidente do Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo (Seesp) e da Federação Nacional da categoria (FNE)

Conteúdo Relacionado

Chega de feminicídio! – Josinaldo José de Barros

No Brasil, o Estado é laico. Isso significa que o poder político e estatal não pode impor um credo nem fazer proselitismo religioso. Essa...

Duas leituras – João Guilherme

Às vezes o excesso de ingredientes (e de ingredientes ruins) azeda o bolo.Foi o que constataram os leitores da versão impressa de O Globo...

Basta de feminicídio e violência contra as mulheres! – Miguel Torres

Recente levantamento do Ministério da Justiça mostra que 2025 foi um ano recorde de feminicídios no Brasil. Ocorreram 1.470 feminicídios, o equivalente a uma...

É urgente reduzir a taxa de juros – Murilo Pinheiro

Na primeira reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) em 2026, realizada na quarta-feira (28/01), o Banco Central decidiu manter a Selic em estratosféricos...

Voto, organização e resistência – Eusébio Pinto Neto

A força motriz da nossa economia está nas mãos dos mais de 110 milhões de trabalhadoras e trabalhadores brasileiros. Somos nós que geramos toda...