Começou terça (18) a vacinação de motoristas e cobradores de ônibus de SP. Cerca de 165 mil profissionais do transporte municipal e intermunicipal serão imunizados contra a Covid-19.
Eles foram incluídos no calendário de imunização em abril, após ameaça de greve se a categoria não fosse considerada prioritária. Já foram vacinados funcionários do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos acima de 47 anos.
Segundo o presidente do Sindicato dos Motoristas em Guarulhos, Maurício Brinquinho, o reconhecimento da necessidade da vacinação só ocorreu depois de pressão junto ao governo do Estado. “É um direito da categoria, que atua na linha de frente e se expõe ante um grande número de pessoas”, diz. Para Brinquinho, que também é vereador, “a imunização ajuda a proteger os trabalhadores e também os usuários do sistema, ao evitar que sejam vetores do vírus”.
Vacinação – Comparecer a uma Unidade Básica de Saúde com RG e documento de vínculo empregatício. Trabalhador afastado também deve apresentar a Carteira Profissional.
O deputado federal e presidente do Sindicato dos Motoristas de SP (Sindmotoristas), Valdevan Noventa, comemora: “Garantir a imunização traz conforto, segurança, proteção à saúde e vida do trabalhador e de sua família”.
Desde o início da pandemia, o Sindmotoristas apura a ocorrência de Covid-19. Até 11 de maio, foram comunicados 2.280 casos suspeitos, 2.146 confirmados e 182 óbitos. “O gráfico mostra crescimento de casos positivos”, alerta Noventa.
Mais – Acesse os sites dos Sindmotoristas SP e Sincoverg.