18.4 C
São Paulo
sábado, 26/04/2025

Veto à Assistencial segue para Comissão do Senado

Data:

Compartilhe:

O PL 2.099/23, do senador Styvenson Valentim (Podemos-RN), que veda a Sindicatos exigir a contribuição sindical ou assistencial sem autorização do empregado, será agora examinado pela Comissão de Assuntos Sociais.

Segundo o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar, nesse colegiado, presidido por Humberto Costa (PT-PE), o projeto tem caráter terminativo. Se aprovado, salvo recurso ao plenário, segue para exame na Câmara dos Deputados.

Passos – Pedir ao presidente que avoque a relatoria do projeto ou distribua para relator que possa debater o modelo de financiamento da atividade sindical, antes de apresentar parecer à Comissão. Segundo passo é tirar a urgência da proposição.

Dialogar com os demais membros do colegiado sobre o papel do sindicalismo na pacificação social, redução das desigualdades e distribuição de renda.

O movimento pode tratar com os senadores que o projeto, por requerimento, seja apreciado por Comissões, como a de Direitos Humanos e Legislação Participativa, presidida por Paulo Paim (PT-RS). Ou, ainda, por meio de requerimento, solicitar audiência pública na CAS, a fim de esclarecer a necessidade do financiamento, via Assistencial, que teve a constitucionalidade reconhecida pelo Supremo.

Presença – Só o contato com um ou outro líder não será suficiente pra elucidar a função das entidades na representação dos trabalhadores.

Avaliação – A Agência Sindical falou com André Santos, consultor do Diap e diretor da Contatos Assessoria Política. Ele observa: “As pontes com o Executivo já foram reconstruídas. O sindicalismo, hoje, precisa se articular com o Poder Legislativo”.

O consultor vê dificuldades para o avanço da questão do custeio. Ele diz: “As bancadas informais, como as da Bíblia e do Agro, por exemplo, estão mais motivadas a cuidar da pauta de costumes”. O conservadorismo é muito forte e o sindicalismo não integra as prioridades de um Congresso com esse perfil.

MAIS – Site do Diap –  (61) 3225.9704.

Conteúdo Relacionado

Lula receberá Centrais dia 29

O presidente Lula não participará do 1º de Maio Unitário das Centrais Sindicais, em São Paulo. Mas receberá CUT, Força Sindical, UGT, CTB, CSB,...

Ensino Superior mantém campanha

Os professores da rede privada, ensino Superior, se encontram em campanha salarial. A data-base é 1º de março. As assembleias pra organizar as mobilizações...

Força Sindical confia na idoneidade do Sindnapi

O governo reagiu prontamente ante a constatação de um esquema de fraudes no INSS. Basicamente, as fraudes consistiam na associação unilateral de aposentados e...

CNTA mobiliza contra 6×1

Cerca de 35% dos trabalhadores nas indústrias da alimentação fazem a escala 6x1. Dado foi levantado por Artur Bueno de Camargo, presidente da Confederação...

Engenheiros de SP iniciam Campanhas Salariais

O Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo realiza a 24ª edição do Seminário das Campanhas Salariais. Nesta quinta, 24, a partir das...