1º de Maio virtual alcança 10 milhões e dá nova amplitude à luta do trabalhador

0
482
Mais de 10 milhões de pessoas acompanharam a celebração do Dia do Trabalhador on-line

A celebração do 1º de Maio realizado pelas plataformas digitais de modo unitário pelas Centrais Sindicais entra pra história e derruba a dependência ante a grande mídia.

Além da transmissão pelas mídias sociais das entidades de classe, o evento foi destaque no canal aberto da TVT (TV dos Trabalhadores) e na Rádio Brasil Atual (98,9 FM), ocupando lacunas deixadas pela imprensa comercial do Brasil.

A estimativa de público alcançado supera 10 milhões de pessoas, conta à Agência Sindical  Paulo Salvador, diretor-geral da Rede Brasil Atual. A transmissão do evento colocou a TVT em quarto lugar como emissora de televisão aberta na grande São Paulo e a Rádio Brasil Atual ficou entre as 30 mais ouvidas.

Desafio – Para Salvador, a pandemia fez com que sindicalistas se reinventassem. “Foi um desafio, porque não dava pra fazer presencial devido à quarenta imposta pela pandemia que estamos enfrentando. Mas, com isso, a gente aprendeu e cresceu”.

Paulo explica que a aferição não conta sites, blogs e redes sociais de parceiros e de diversas entidades que fizeram do evento sucesso de público. “Esse número de 10 milhões é uma estimativa. O alcance pode ter sido bem maior”, diz. A Agência Sindical particiou da divulgação do Dia do Trabalhador on-line.

Palanque – O sucesso fez com que o principal telejornal do País, na Globo, rompesse seu bloqueio. Com imagens geradas pela TVT, o Jornal Nacional exibiu falas de ex-presidentes e ex-candidatos – como Lula, Dilma, FHC, Ciro Gomes e Marina Silva – e personalidades políticas que há anos não ocupavam o mesmo palanque.

Para Paulo Salvador, foi um acerto colocar gente de várias posições políticas. “Depois de décadas dedicando-se a criminalizar Lula, Dilma e a esquerda, o Jornal Nacional mostrou os ex-presidentes do PT na condição de atores políticos cujas vozes precisam ser ouvidas”, diz.

Parceria – Diretor de programação da TVT, Antônio Jordão Pacheco, explica que a divulgação prévia e ação conjunta da emissora, da Rádio Brasil Atual e da RBA com comunicadores, artistas e ativistas fizeram deste 1º de Maio uma das maiores manifestações do Dia do Trabalhador. “Foi um pool de ações que alcançou um público carente por esse tipo de produto, que não tem espaço na mídia tradicional. Foi um acerto no formato, no caráter unitário, nas atrações musicais e nas participações políticas. Estão todos de parabéns”, afirma Jordão.

Assista – Acesse a TVT e confira como foi o 1º de Maio virtual.