Ótima notícia para os trabalhadores da Avibras, em Jacareí (SP). Após um mês de intensa mobilização dos funcionários, liderados pelo Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, a empresa firmou acordo para cancelar as 420 demissões na fábrica.

O acordo firmado entre o Sindmetal e a Avibras prevê o cumprimento de layoff aos empregados que foram demitidos. Os contratos serão suspensos por cinco meses. Todos os demais funcionários terão estabilidade no emprego durante o período. Já os que fazem parte do layoff terão a garantia de permanência em seu posto até o final do ano.

No total, a fábrica emprega 570 trabalhadores. Além dos 420 demitidos, os outros 150 terão contrato de trabalho suspenso. Durante a suspensão, os metalúrgicos receberão entre 70% a 100% dos salários líquidos. Nova reunião entre Sindmetal e Avibras deve ocorrer 30 dias antes do término do layoff, a fim de avaliar medidas para preservar os empregos.

Avanços – Além do cancelamento das demissões, o acordo fechado pelo Sindicato prevê ainda o reajuste salarial pelo INPC cheio em 1º de setembro, data-base da categoria, além da renovação dos direitos da Convenção Coletiva por mais dois anos.

Justiça – Em 3 de abril, o Sindmetal já havia conseguido na Justiça trabalhista o cancelamento das demissões. Apesar da decisão, a empresa se mostrava intransigente e não cumpria a determinação.

Avaliação – Para o presidente dos Metalúrgicos de São José, Weller Gonçalves, a união entre a entidade de classe e os trabalhadores foi essencial para essa conquista. “Essa é mais uma prova de que as ações do Sindicato junto aos reintegrados judicialmente são incontestáveis e necessárias”, avalia o dirigente.

MAIS – Acesse o site do Sindmetal São José dos Campos.