Cerca de 50 trabalhadores receberam indenização graças a ação movida pelo Sindicato dos Comerciários de São Paulo, pleiteando direitos trabalhistas. Pagamento total, no valor de R$ 602 mil, aconteceu dia 16, na sede da entidade, Centro de SP. A indenização contemplou ex-funcionários do Mappin e da Mesbla, por falência, e Brasvendas, por recuperação judicial.
Favorecidos – José Octávio Pereira Carneiro, da Brasvendas, relatou que, quando saiu da empresa, por causa da idade, não conseguia recolocação. Com a esposa desempregada, passou dificuldades. Contudo, sempre confiou no Sindicato. “Recebi com alegria a notícia de que meu processo obteve êxito”, ele diz.
Segundo Devanyr Rodrigues de Oliveira, da Casa Centro, quando a empresa faliu, chorou muito. Ela relata: “A empresa foi uma mãe pra mim”. A companheira nunca perdeu a esperança de receber seus direitos. “Fiquei surpresa e muito contente com a ligação do nosso Sindicato”, afirma.
Ricardo Barreto Machado, da Casa Centro, conta que sempre recolheu pro Sindicato, mas sem muita convicção, até receber a ligação. “Fizeram contato sobre dinheiro a receber. Era de uma empresa que eu nem lembrava mais haver trabalhado lá. Porém, no tempo em que estava lá houve denúncia sobre o vale-alimentação. Curioso é que em todos esses anos eu troquei de celular, mudei de residência e mesmo assim me acharam”, explicou o companheiro.
SINDICATO – Para Ricardo Patah, presidente dos Comerciários, a entidade cumpriu seu papel. Ele ressalta a importância de um Sindicato forte e na vida do trabalhador. Dia Patah: “Oferecemos atendimento médico e odontológico. Além disso, temos também colônias de férias e clube de campo. Ou seja, cuidamos da saúde física e mental dos trabalhadores, sem deixar de lado a defesa dos direitos”.
MAIS – Acesse o site dos Comerciários de SP.