32 C
São Paulo
terça-feira, 10/09/2024

Parabéns ao Dieese, pelos 67 anos de serviço aos trabalhadores

Data:

Compartilhe:

Nos anos 70, o Dieese ganhou notoriedade por comprovar que o governo da ditadura manipulava a inflação, a fim de inibir reajustes salariais e manter arrochados os ganhos dos trabalhadores.

Essa manobra visava ainda tirar força das reivindicações das categorias e esfriar o movimento contra a “carestia”, que ganhava ímpeto nas periferias, especialmente entre as mulheres pobres e também da classe média.

Quem descobriu a manobra foi Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-econômico, à época dirigido por Walter Barelli, ex-bancário do (do BB) e formado em Economia.

Dieese
Junto com Barelli, Joaquinzão denuncia o governo por manipular índice de inflação à imprensa

 

O ano de criação do Dieese é 1955, surgindo basicamente para assessor as categorias profissionais nas negociações salariais, pois o patronato manipulava números, não recebia contestação tecnicamente qualificada e impunha os reajustes goela abaixo.

Um dos fundadores do Dieese foi o Luiz Tenório de Lima. Ele era dirigente do Sindicato dos Laticínios de SP. Viria depois, também, presidir a Federação dos Trabalhadores em Alimentação e o CGT – Comando Geral dos Trabalhadores, criado no governo Jango, mas fechado pela ditadura imposta em abril de 1964.

AMPLO – Sem tutela partidária ou governamental, o Dieese cresceu e hoje presta amplos serviços ao sindicalismo. Tais como: Pesquisa mensal da cesta básica; Estudos por setor produtivo ou categoria profissional; Assessoria nas negociações coletivas ou por pagamento de PLR; Cursos de formação sindical e educação, incluindo a Faculdade de Ciências do Trabalho.

Organização – Hoje, apesar do massacre financeiro ao sindicalismo, por parte de Temer e Bolsonaro, o Dieese mantém representação em 17 Unidades da Federação.

Homenagem – Em 2015, aos 60 anos, a Agência Sindical foi agraciada com um Trófeu pelos 60 anos do Dieese. O jornalista João Franzin conta: “A primeira negociação da qual participei com o Dieese foi em 1985, durante a campanha dos borracheiros de Americana. O técnico que nos assessorou na época foi o Nélson Sato”.

Hoje o professor Fausto Júnior ocupa a diretoria-técnica do Dieese. Sua presidente é Maria Aparecida Faria, Servidora Pública da Saúde no Estado de São Paulo.

Mais – Acesse o site do Departamento

Conteúdo Relacionado

Sindicato distribui Boletim de esquenta da Campanha Salarial

Até sexta, todas as bases no Estado estarão cobertas pelo boletim do Sindicato. O Transporte Forte chega à categoria fazendo forte apelo aos patrões...

Na Folha, Fepesp repudia elitismo

Presidente da Federação dos Professores (Fepesp), Celso Napolitano publica na Folha de S. Paulo da terça (10), página A4, artigo de combate ao preconceito...

Da Rússia, Miguel fala à Agência

Na tarde de domingo (8), a Agência Sindical conversou com o presidente da Força Sindical, Miguel Torres. Ao jornalista João Franzin ele falou das...

Sindicalismo da Alimentação cresce na UGT

Sete Sindicatos da Alimentação filiaram-se à União Geral dos Trabalhadores em 30 de agosto. Agora, no Estado de SP, são nove filiados, que representam...

Sindicato convida para Seminário de Segurança e Saúde, dia 20

O Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região realizará o 29º Seminário de Segurança e Saúde dos Trabalhadores. Será dia 20 de setembro (sexta),...