19.7 C
São Paulo
sábado, 18/05/2024

Parabéns ao Dieese, pelos 67 anos de serviço aos trabalhadores

Data:

Compartilhe:

Nos anos 70, o Dieese ganhou notoriedade por comprovar que o governo da ditadura manipulava a inflação, a fim de inibir reajustes salariais e manter arrochados os ganhos dos trabalhadores.

Essa manobra visava ainda tirar força das reivindicações das categorias e esfriar o movimento contra a “carestia”, que ganhava ímpeto nas periferias, especialmente entre as mulheres pobres e também da classe média.

Quem descobriu a manobra foi Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-econômico, à época dirigido por Walter Barelli, ex-bancário do (do BB) e formado em Economia.

Dieese
Junto com Barelli, Joaquinzão denuncia o governo por manipular índice de inflação à imprensa

 

O ano de criação do Dieese é 1955, surgindo basicamente para assessor as categorias profissionais nas negociações salariais, pois o patronato manipulava números, não recebia contestação tecnicamente qualificada e impunha os reajustes goela abaixo.

Um dos fundadores do Dieese foi o Luiz Tenório de Lima. Ele era dirigente do Sindicato dos Laticínios de SP. Viria depois, também, presidir a Federação dos Trabalhadores em Alimentação e o CGT – Comando Geral dos Trabalhadores, criado no governo Jango, mas fechado pela ditadura imposta em abril de 1964.

AMPLO – Sem tutela partidária ou governamental, o Dieese cresceu e hoje presta amplos serviços ao sindicalismo. Tais como: Pesquisa mensal da cesta básica; Estudos por setor produtivo ou categoria profissional; Assessoria nas negociações coletivas ou por pagamento de PLR; Cursos de formação sindical e educação, incluindo a Faculdade de Ciências do Trabalho.

Organização – Hoje, apesar do massacre financeiro ao sindicalismo, por parte de Temer e Bolsonaro, o Dieese mantém representação em 17 Unidades da Federação.

Homenagem – Em 2015, aos 60 anos, a Agência Sindical foi agraciada com um Trófeu pelos 60 anos do Dieese. O jornalista João Franzin conta: “A primeira negociação da qual participei com o Dieese foi em 1985, durante a campanha dos borracheiros de Americana. O técnico que nos assessorou na época foi o Nélson Sato”.

Hoje o professor Fausto Júnior ocupa a diretoria-técnica do Dieese. Sua presidente é Maria Aparecida Faria, Servidora Pública da Saúde no Estado de São Paulo.

Mais – Acesse o site do Departamento

Conteúdo Relacionado

Futebol dos Metalúrgicos volta domingo e arrecada para o Rio Grande do Sul

Ganha reforço neste domingo (19) a campanha do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região em prol das vítimas das enchentes do Sul. A...

Cartilha do MPT lista os atos antissindicais

O Ministério Público do Trabalho publicou a cartilha "Atos Antissindicais. O que fazer?". Documento idealizado pela Conalis - Coordenadoria Nacional de Promoção da Liberdade...

Centrais farão Plenária

Quarta, 22, as Centrais Sindicais realizarão plenária em Brasília. A parte da manhã será dedicada a debater a Pauta Unitária aprovada na Conclat 2022,...

O Sul precisa de ajuda, diz líder frentista

O Sindicato dos Frentistas do Rio Grande do Sul fica no Centro de Porto Alegre, Capital. Na quarta, 15, às 11h50, a água ainda...

Sinpro Campinas completa 83 anos

quarta, dia 15, o Sinpro Campinas completou 83 anos. Integrante da Federação (Fepesp), a entidade representa o professorado da rede privada, além do Sistema...