20.6 C
São Paulo
sábado, 20/04/2024

Parabéns ao Dieese, pelos 67 anos de serviço aos trabalhadores

Data:

Compartilhe:

Nos anos 70, o Dieese ganhou notoriedade por comprovar que o governo da ditadura manipulava a inflação, a fim de inibir reajustes salariais e manter arrochados os ganhos dos trabalhadores.

Essa manobra visava ainda tirar força das reivindicações das categorias e esfriar o movimento contra a “carestia”, que ganhava ímpeto nas periferias, especialmente entre as mulheres pobres e também da classe média.

Quem descobriu a manobra foi Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-econômico, à época dirigido por Walter Barelli, ex-bancário do (do BB) e formado em Economia.

Dieese
Junto com Barelli, Joaquinzão denuncia o governo por manipular índice de inflação à imprensa

 

O ano de criação do Dieese é 1955, surgindo basicamente para assessor as categorias profissionais nas negociações salariais, pois o patronato manipulava números, não recebia contestação tecnicamente qualificada e impunha os reajustes goela abaixo.

Um dos fundadores do Dieese foi o Luiz Tenório de Lima. Ele era dirigente do Sindicato dos Laticínios de SP. Viria depois, também, presidir a Federação dos Trabalhadores em Alimentação e o CGT – Comando Geral dos Trabalhadores, criado no governo Jango, mas fechado pela ditadura imposta em abril de 1964.

AMPLO – Sem tutela partidária ou governamental, o Dieese cresceu e hoje presta amplos serviços ao sindicalismo. Tais como: Pesquisa mensal da cesta básica; Estudos por setor produtivo ou categoria profissional; Assessoria nas negociações coletivas ou por pagamento de PLR; Cursos de formação sindical e educação, incluindo a Faculdade de Ciências do Trabalho.

Organização – Hoje, apesar do massacre financeiro ao sindicalismo, por parte de Temer e Bolsonaro, o Dieese mantém representação em 17 Unidades da Federação.

Homenagem – Em 2015, aos 60 anos, a Agência Sindical foi agraciada com um Trófeu pelos 60 anos do Dieese. O jornalista João Franzin conta: “A primeira negociação da qual participei com o Dieese foi em 1985, durante a campanha dos borracheiros de Americana. O técnico que nos assessorou na época foi o Nélson Sato”.

Hoje o professor Fausto Júnior ocupa a diretoria-técnica do Dieese. Sua presidente é Maria Aparecida Faria, Servidora Pública da Saúde no Estado de São Paulo.

Mais – Acesse o site do Departamento

Conteúdo Relacionado

Escola do Sinpro SP promove novos cursos

A Escola de Professores do Sinpro SP está com vagas abertas para dois novos cursos neste mês de abril. A programação é voltada para...

Portuários fazem paralisação em 14 portos do país

Trabalhadores portuários de diversas regiões do País fizeram uma paralisação de seis horas na manhã de quinta-feira, 18. A ação abrangeu 14 dos 32...

Sindicalismo mantém ganhos reais elevados

Segue alto o índice dos aumentos reais nas negociações coletivas. A avaliação é do Dieese, que publica o boletim mensal "De Olho nas Negociações". O...

Metalúrgicos de Guarulhos vão inaugurar trilha no Clube de Campo

O Clube de Campo do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região é a maior e mais completa área de lazer da cidade. E...

Frentistas do Rio conquistam aumento de 7,3%

Avanços para os 11 mil trabalhadores em postos de combustíveis do Município do Rio de Janeiro. A Comissão de Negociação, que representa os empregados,...