21.8 C
São Paulo
quarta-feira, 28/05/2025

Igualdade Salarial entra em vigor em dezembro

Data:

Compartilhe:

Boa notícia para as trabalhadoras brasileiras. Dia 1º, sexta, passa a vigorar a Portaria 3.714, que regulamenta o Decreto 11.795, acerca da igualdade salarial entre mulheres e homens na mesma função.

O Portaria é do Ministério do Trabalho e Emprego e saiu no Diário Oficial da União segunda (27)

A Medida estabelece procedimentos administrativos DE atuação e checagem pelo Ministério.
Os dados serão coletados na aba Igualdade Salarial e de critérios remuneratórios, que será implementada na área do empregador do Portal Emprega Brasil.

O Ministério publicará semestralmente, em março e setembro, relatório atualizado no site do órgão – sistema PDET, Programa de Disseminação das Estatísticas do Trabalho.

O relatório também deverá ser publicado pelas empresas em seus sites, redes sociais ou similares, em locais visíveis, a fim da ampla divulgação dos atos. Caso se verifique na empresa qualquer desigualdade de remuneração pela fiscalização do MTE, o empregador será notificado a elaborar, em 90 dias, um plano de ação pra sanar a ilegalidade.

Esse plano deverá ser entregue à entidade da categoria profissional, contendo medidas, metas, prazos e mecanismos de aferição de resultados, com periodicidade mínima semestral.

Denúncias – O Ministério abrirá canal de denúncias sobre discriminação salarial e critérios remuneratórios, a ser disponibilizado no app da Carteira de Trabalho Digital.

8 de Março – No Dia da Mulher, em reunião com sindicalistas e outras lideranças femininas, o presidente Lula anunciou que editaria Medida nesse sentido. O Congresso já aprovou.

Leia a íntegra aqui

Conteúdo Relacionado

Metroviários de SP conquistam em dose dupla

Os metroviários de São Paulo comemoram dupla conquista neste mês de maio, data-base da categoria. Quarta, dia 21, os trabalhadores aprovaram o acordo coletivo...

Professores do Ensino Superior cogitam greve

Docentes do Ensino Superior do Estado de São Paulo, rede privada, rejeitaram contraproposta patronal e decidiram deflagrar greve, com início previsto para 2 de...

Comerciários participam do Dia do Desafio

Nesta quarta (28), o Sindicato dos Comerciários de São Paulo abre suas portas para o Dia do Desafio. Evento é coordenado pelo Sesc São...

Construção fecha acordo com ganhos reais

Negociação entre o Sindicato (Sintracon-SP) e o patronato conquistou aumento real acima do INPC, com reflexos em todas as formas de remuneração. O Vale-Alimentação subiu 8%. Convenção Coletiva entrou em vigor dia 1º de maio. O porcentual de reajuste salarial negociado foi de 6%.

CNTA cobra cumprimento de NR do setor frigorífico

A Norma Regulamentadora 36, que trata do trabalho em frigoríficos, completou 12 anos em abril. Contudo, muitas empresas seguem descumprindo regras do setor, o...