20.2 C
São Paulo
quarta-feira, 28/05/2025

Alckmin elogia exportações brasileiras

Data:

Compartilhe:

O comércio internacional brasileiro bombou em 2023. Exportamos US$ 339,7 bilhões em vendas para o Exterior. O superávit comercial foi de US$ 98,8 bilhões, ou seja, aumento de 60,6% em relação a 2022.

Esses e outros dados constam no artigo “O sucesso do comércio brasileiro no mundo”, publicado neste domingo, dia 7, por Geraldo Alckmin, vice-presidente da República e titular da Pasta do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.

O ministro escreve: “A quantidade de empresas exportadoras cresceu de 500 para 28,5 mil, a maior quantidade da série histórica”.

Alckmin também ressalta a questão do emprego entre as exportadoras. Ele diz: “Um estudo realizado pelo MDIC mostra que empresas exportadoras pagam maiores salários e possuem uma maior proporção de trabalhadores qualificados”.

O ministro mantém a linha otimista para este ano, ao apontar, entre outras iniciativas, que “o BNDES retomou sua atuação no apoio às exportações, aumentando a competitividade”. A reforma tributária, em seu entendimento, melhorará ainda mais esse ambiente.

Geraldo Alckmin destaca o fato dessa exportação incluir grande número de produtos industriais. Ele escreve: “embarques recordes, por exemplo, de máquinas para a construção, mineração, agrícolas e para o setor de energia elétrica”.

Para o ministro, o crescimento das exportações “geram emprego e renda no Brasil, mudando a realidade das comunidades, famílias e trabalhadores País a dentro”.

MAIS – Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços

Conteúdo Relacionado

Metroviários de SP conquistam em dose dupla

Os metroviários de São Paulo comemoram dupla conquista neste mês de maio, data-base da categoria. Quarta, dia 21, os trabalhadores aprovaram o acordo coletivo...

Professores do Ensino Superior cogitam greve

Docentes do Ensino Superior do Estado de São Paulo, rede privada, rejeitaram contraproposta patronal e decidiram deflagrar greve, com início previsto para 2 de...

Comerciários participam do Dia do Desafio

Nesta quarta (28), o Sindicato dos Comerciários de São Paulo abre suas portas para o Dia do Desafio. Evento é coordenado pelo Sesc São...

Construção fecha acordo com ganhos reais

Negociação entre o Sindicato (Sintracon-SP) e o patronato conquistou aumento real acima do INPC, com reflexos em todas as formas de remuneração. O Vale-Alimentação subiu 8%. Convenção Coletiva entrou em vigor dia 1º de maio. O porcentual de reajuste salarial negociado foi de 6%.

CNTA cobra cumprimento de NR do setor frigorífico

A Norma Regulamentadora 36, que trata do trabalho em frigoríficos, completou 12 anos em abril. Contudo, muitas empresas seguem descumprindo regras do setor, o...