Continuam ascendentes os aumentos reais referentes às negociações coletivas de 2024. O boletim mensal “De Olho nas Negociações”, do Dieese, mostra que 86,7% das negociações de agosto ficaram acima do INPC. O ganho foi de 1,2 ponto em comparação a julho.
Porém, houve aumento de 4,1 pontos nos acordos abaixo da inflação.
Rodolfo Viana, economista do Dieese, falou à Agência Sindical sobre os dados mensais.
Ele informa que o mediador – sistema de base de dados utilizado pra fazer o estudo – ficou inoperante algumas semanas, “o que explica provavelmente a quantidade pequena de acordos em agosto, por enquanto”, diz.
O economista afirma que o movimento das negociações acompanha a trajetória que vinha se desenhando. “Em certa medida, os dados repetem o comportamento do segundo semestre do ano passado”, explica.
Expectativa – O professor e economista do Dieese comenta: “Para os próximos meses, esperamos que os ganhos reais das categorias mais organizadas se mantenham, inclusive pelo fato de que a economia segue muito bem, as empresas estão contratando e aumentam a produção”.
Rodolfo completa: “Historicamente setores da indústria tendem a trazer resultados melhores, seja porque estão mais bem organizados pelos Sindicatos ou porque propiciam maior geração de valor e, com isso, a busca por ganho real é mais corriqueira”. Ele ressalta ainda que os setores dos Serviços, incluindo principalmente o Comércio, tem alta rotatividade, que dificulta o trabalho sindical.
MAIS – Site do Dieese.