O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva cumpre agenda na Europa nesta semana. Em entrevista coletiva concedida segunda (15), na sede do Parlamento Europeu, na Bélgica, Lula brincou e disse que já tem 22 vices em caso de uma disputa eleitoral em 2022. Um dos nomes que movimentam os bastidores políticos é o do ex-governador de SP, Geraldo Alckmin.
“Eu não estou discutindo vice ainda porque não discuti a minha candidatura. Quando eu decidir, aí eu vou sair a campo pra encontrar alguém pra ser vice”, informou o ex-presidente. Vale lembrar que, apesar de não ter sua candidatura oficializada, o petista lidera as pesquisas eleitorais, com algumas dando uma possível vitória em primeiro turno.
Apesar disso, Lula não negou que Alckmin possa sair como vice em sua chapa na disputa. “Eu tenho uma extraordinária relação de respeito com Alckmin. Eu fui presidente quando ele foi governador. Nós conversamos muito. Não há nada que aconteceu entre nós que não possa ser reconciliado”, avaliou.
Troca – Geraldo Alckmin pode até ser confirmado como candidato a vice caso seja concretizada sua saída do PSDB e filiação ao PSB. Para isso, o presidente nacional do Partido Socialista Brasileiro, Carlos Siqueira, já disse que o apoio ao ex-presidente está condicionado ao apoio do PT a candidatos da sigla em estados importantes, como São Paulo, que deverá ter candidatura de Márcio França.
Dúvida – Apesar de não haver nada confirmado, a possibilidade de uma chapa encabeçada por Lula e Alckmin foi divulgada pela coluna da jornalista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, dia 3.