15.6 C
São Paulo
sábado, 27/07/2024

SinproSP fará assembleia com demitidos da Uninove

Data:

Compartilhe:

Aconteceu quinta, 9, audiência de conciliação no Tribunal Regional do Trabalho (TRT-SP) acerca da demissão em massa de 500 professores na Uninove, que ocorreu entre 22 e 30 de junho.

Segundo o Sindicato dos Professores de São Paulo (SinproSP), a proposta surgida no Tribunal será avaliada pelos professores dispensados. O Sindicato realizará assembleia virtual na próxima semana e em seguida informará o resultado ao TRT.

A Uninove informa que garantirá plano de saúde até 31 de outubro. Também dará bolsas de estudo integrais – a professores e dependentes – até o final de 2021. A partir de 2022, será garantido desconto de 50% até o final do curso.

Três professores com deficiência procuraram o Sindicato e serão reintegrados. Se outros casos surgirem, também deverão ser readmitidos, pois a Lei 14.020 (conversão da MP 936) veda dispensa de trabalhadores deficientes até o final do estado de calamidade pública.

A Uninove também disponibilizará aos professores todos os seus holerites, porque o acesso à plataforma foi bloqueado e muitos não conseguiram salvar seus comprovantes.

A mantenedora deverá nomear um interlocutor pra tratar com o SinproSP questões como reintegração de professores em estabilidade provisória, eventuais diferenças nas verbas rescisórias e problemas relacionados à redução de carga horária no início do ano.

Audiência – O Sindicato pleiteou a anulação das demissões, alegando que elas resultam da reestruturação pedagógica e de gestão, pelo uso de novas tecnologias, que permite o “ensalamento” de diversas turmas numa gigantesca sala virtual. O fato das demissões ocorrerem em meio à pandemia torna ainda mais cruel a atitude da empregadora.

Diretor do SinproSP, Celso Napolitano lembra que, no início do ano letivo, a Uninove quis reduzir linearmente a carga horária de todos os professores, pra se aproveitar de portaria do MEC que autorizava a ampliação de aulas em EaD nos cursos presenciais.

Assembleia – O SinproSP fará a assembleia, provavelmente entre os dias 16 e 17. Os professores decidirão se aceitam a proposta ou se o Sindicato deve prosseguir com a ação judicial.

Conteúdo Relacionado

Caixa libera abono do PIS/Pasep para nascidos em setembro e outubro

Cerca de 4,24 milhões de trabalhadores com carteira assinada nascidos em setembro e outubro podem sacar, a partir desta segunda-feira (15), o valor do...

Empresas do Setor Químico tem até dia 31 para pagar PLR

Por força de Convenção Coletiva da categoria, empresa que opta pelo pagamento único da PLR (Participação nos Lucros e/ou Resultados) tem até 31 de...

SindForte cobra negociação

O segmento do transporte de valores no Estado de São Paulo está em campanha salarial. A pauta de reivindicações foi eleita após ampla participação...

Sequência de aumentos reais prossegue

Mantém-se alta a tendência de aumentos reais de salário nas negociações coletivas. Os dados vêm do Dieese por meio do Boletim “De Olho nas...

Greve vitoriosa aumenta salário para frentistas de Goiás

Vitória para os frentistas de Goiás. Após 15 dias de greve, com ampla participação da categoria, o Sinpospetro-GO assinou a Convenção Coletiva de 2024....