O Procon informou que vai revisar as contas de luz da Enel, em São Paulo, que tiveram aumento na tarifa acima dos 30% entre abril e junho. O órgão afirma que diversos clientes fizeram reclamações nos canais de denúncia.
As distribuidoras de energia estão autorizadas, desde março, a fazer a cobrando mensal usando a média dos últimos 12 meses ou por autoleitura. Essas medidas foram tomadas para diminuir a circulação de profissionais e evitar a propagação do coronavírus.
Reclamações – O Procon afirma que os consumidores que se sentirem prejudicados com as novas cobranças, podem utilizar os canais de denúncia do órgão. Acesse aqui e saiba como denunciar.
Após o registro da reclamação, a pessoa precisa aguardar a análise e, caso seja verificada irregularidade por parte da Enel, uma nova conta será emitida com nova data de vencimento para o consumidor poder pagar.
Caso a conta já tenha sido paga, o Procon informa que o valor excedente será abatido em faturas seguintes, se for comprovada a cobrança indevida.