Centrais e movimentos farão ato democrático dia 15

0
250
ato democrático
ARTICULAÇÃO - Movimentos se mobilizam contra golpismo, em defesa da democracia e das instituições

Cresce a frente ampla em defesa da democracia e contra a extrema direita. Segunda (9), mais de uma centena de movimentos sindicais e populares, de âmbito nacional, discutiram iniciativas de vigilância e mobilização em defesa das instituições frente aos atos criminosos que depredaram a sede dos três Poderes, no último domingo, em Brasília.

O sindicalismo foi representado por Sergio Nobre, presidente da Central Única – CUT.

Síntese da discussão e encaminhamentos:

1. Saudamos a pronta resposta dos movimentos populares, sindicais e progressista, que realizaram grandes manifestações segunda em mais de 100 cidades no Brasil e no Exterior, em defesa da democracia e pela punição dos responsáveis por crimes praticados no domingo.

2. Reafirmamos repúdio de toda a sociedade brasileira comprometida com os valores democráticos ante os atos golpistas praticados dia 8, em Brasília, bem como a manutenção de vigilância permanente em defesa da democracia, do governo e pela punição dos responsáveis pelos ataques às instituições, bem como a conivência das forças de segurança.

3. Orientamos as organizações nos Estados a promover plenárias unitárias, a fim de fortalecer a mobilização sindical e popular, bem como intensificar o diálogo com a população nas redes, territórios e locais de trabalho e a denúncia dos ataques criminosos praticados contra a democracia pela extrema direita.

4. Convocar nova manifestação em defesa da democracia para domingo (15), em Brasília, no Eixão Sul, altura da Superquadra 108.

5. Construir, em diálogo com os Poderes e organizações da sociedade, ato de desagravo da sociedade civil em defesa do Estado de Direito, a realizar-se em Brasília, proximamente.

6. Representantes das operativas dos espaços de articulação unitária se reunirão na próxima semana, para encaminhamentos.

Brasília, 10 de janeiro de 2023.

Centrais Sindicais, Frente Brasil Popular, Frente Povo Sem Medo, Coalizão Negra por Direitos e Convergência Negra.

MAIS – Sites das Centrais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui