17.5 C
São Paulo
quinta-feira, 15/05/2025

Congresso visa combater violência no trabalho

Data:

Compartilhe:

O Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas de Saúde e dos Ambientes de Trabalho (Diesat) realiza o 1º Congresso de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. Híbrido, no Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes – à rua Galvão Bueno, 782, Liberdade – ou via Zoom. Dias 24 e 25 de abril, das 8 às 18 horas.

Com o tema “Saúde como Direito Humano e os Desafios do Mundo do Trabalho”, evento funciona como uma das etapas preparatórias para a 5ª Conferência Nacional de Saúde, que será realizada em agosto.

Segundo Eduardo Bonfim, coordenador-técnico do Diesat, o congresso é símbolo de resistência e construção coletiva de ações contra a violência no trabalho. Ele frisa: “Preparamos rodas temáticas, com reflexões importantes. O objetivo é enriquecer as discussões coletivas sobre a saúde do trabalhador. O Congresso traz grandes nomes, com debates aprofundados que destacam as mobilizações de proteção social e prevenção a acidentes”.

Aberto ao público, o evento fortalece o protagonismo coletivo, social e sindical, com integração de técnicos, acadêmicos, políticos e trabalhadores, valorizando as diversas narrativas e experiências, transformando-as em ações coletivas eficazes em prol da saúde dos trabalhadores.

Participantes – Farão parte da mesa de abertura Adilson Gonçalves, presidente da CTB; Ricardo Patah, da UGT; Sérgio Nobre, da CUT; Edison Flores, do Diesat; Fernanda Magano, do Conselho Nacional de Saúde; Pedro Tourinho, da Fundacentro; João Carlos Gonçalves (Juruna), secretário-geral da Força Sindical; Nilza Pereira, secretária-geral da Intersindical; e Luís Leão, da Coordenação-Geral de Vigilância em Saúde do Trabalhador no Mato Grosso do Sul.

Palestras – Durante os dois dias de evento, participarão das rodas de conversas especialistas da Saúde do Trabalhador. Entre eles: Eduardo Bonfim, abordando a 5ª Conferência Nacional de Saúde; Letícia Nobre, sobre o “Papel do Controle Social na Defesa da Saúde do Trabalhador”; Cirlene Zimmermann, abordando “Serviços de Saúde como Pilares para a Proteção e Promoção da Saúde”; Maria Maeno, sobre “Precarização e Informalidade no Trabalho”; Márcia Bandini, sobre Saúde Mental no Ambiente de Trabalho; entre outros.

Delegados – Ao fim do Congresso as entidades darão início à Conferência Livre, que define delegados e propostas rumo à Conferência Nacional.

Conclusões do congresso nortearão os próximos passos de atuação em relação à saúde do trabalhador. Eduardo afirma: “Trataremos de caminhos e definiremos pesquisas a serem desenvolvidas. Encaminhamentos servirão de norte a especialistas, trabalhadores da saúde, alunos do campo de educação e movimentos sociais em geral”.

Participação – É aberta ao público. Inscrições devem ser feitas pelo site, clicando aqui. Eduardo incentiva a presença dos trabalhadores: “O trabalho não pode ser fonte de adoecimento, sofrimento e morte, mas sim elemento de transformação e construção de uma vida digna. A participação dos trabalhadores é um elemento principal para definir ações de combate à violência”, finaliza.

MAISSite do Diesat.

Conteúdo Relacionado

Patah cobra PLR justa para comerciários

As vendas do comércio varejista no Brasil cresceram 0,8% entre fevereiro e março, apura o IBGE. Patamar é o maior da série histórica, iniciada...

Brasil em Cannes incentiva regulação do streaming, diz Sonia

O Brasil é o país homenageado pelo Marché du Film, maior mercado de filmes do mundo. Evento integra o 78º Festival de Cannes, que...

Comerciários oferecem mais mil vagas em SP

Nesta quinta, 15, acontece nova edição do “minimutirão” de empregos do Sindicato dos Comerciários de SP. Evento oferece mais de mil vagas em nove...

Privatização explica morte no metrô de SP

Acidentes são cada vez mais comuns no metrô de SP. Terça (6), Lourivaldo Nepomuceno, funcionário de supermercado, morreu preso entre a porta da plataforma...

Fepesp vai à Justiça garantir pagamentos

A Federação dos Professores no Estado de São Paulo (Fepesp) ingressou com ação judicial para garantir que docentes da rede privada de Educação Básica...