Eduardo Suplicy vê sua proposta de renda mínima universal ganhar debate global

0
593

O vereador da Cidade de São Paulo, Eduardo Suplicy, defende há quase trinta anos a proposta de renda básica para os brasileiros. Antes tido como utópico, o projeto vem ganhando o debate no mundo inteiro.

Em entrevista para a Folha de S. Paulo, Suplicy diz que, mesmo antes da pandemia mundial do novo coronavírus, já havia o interesse por toda parte do mundo para que a renda fosse implementada.

De acordo com o político, existem experiências bem-sucedidas, como no Alasca, nos Estados Unidos. Lá, existe um fundo que possibilita o pagamento de auxílio no valor de US$ 2.000 por ano para toda a população do estado.

Para Suplicy, existe um movimento crescente de reconhecimento da renda básica universal como instrumento eficaz para assegurar o direito à sobrevivência para o maior número de pessoas possíveis, o que promove uma sociedade mais justa e igualitária.

O que pesa, no entanto, são os setores econômicos mais fortes que influenciam as autoridades do ponto de vista de recursos financeiros e incentivos fiscais. Mas isso não intimida o vereador. “Cada vez mais as pessoas me procuram para dizer: puxa, você estava no caminho certo. Tudo indica que vou viver para ver a renda básica implementada”, diz.

Fonte: Folha de S. Paulo.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui