17.1 C
São Paulo
sexta-feira, 26/07/2024

Emprego cresce, professor Corrêa explica

Data:

Compartilhe:

Dois sinais efetivos de melhora na economia. Segundo o IBGE, o desemprego ficou em 7,7% no trimestre encerrado em setembro.

Total de ocupados fica perto dos 100 milhões. Número empregos registrados em Carteira é o maior desde janeiro de 2015.

Os dados constam da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, divulgada dia 31. A estimativa é que existam 8,316 milhões de desempregados. Ou seja, menos 331 mil no trimestre (queda de 3,8%) e 1,144 milhão em um ano (queda de 12,1%).

Serviços – O setor de serviços, comparado a setembro de 2022, cresceu em vários segmentos, como o de alimentação.

Renda média do brasileiro está em R$ 2.982,00. Rendimento real cresceu 1,7% no trimestre e subiu 4,2% em um ano. Fundamental pra aquecer o mercado interno, a massa de rendimentos bateu recorde, somando R$ 293 bi.

Informais – Segue alta essa taxa. Há 39 milhões de trabalhadores na informalidade, com renda achatada, sem proteção trabalhista ou previdenciária.

Confiança – Para Antonio Corrêa de Lacerda, professor da PUC-SP e ex-presidente do Conselho Federal de Economia, a melhora da confiança na economia ocorre por três fatores.

São eles: 1) queda da inflação; 2) queda dos juros, ainda que em ritmo lento; 3) resgate pelo governo do papel do Estado como indutor da economia.

Professor Lacerda pontua importantes projetos que alavancam a economia. Ele cita: “O novo PAC, o Plano de Transição Energética e Política de neoindustrialização”.
Para o economista e professor, além disso, “precisamos relacionar o resgate da política de valorização do salário mínimo, o reajuste da tabela que reduz o IR no salários, o Bolsa-Família ampliado e outros programas sociais de impacto, como o Minha Casa, Minha Vida”. Segundo Lacerda, “esses fatores de curto e médio prazo impactam favoravelmente a atividade econômica, assim como emprego e renda”.

Crédito – O maior desafio quanto ao futuro? Ele responde: “Há um constrangimento de crédito, ainda caro e escasso, dificultando a vida de famílias e empresas”.

MAIS – IBGE, CUT e Valor Econômico.

Conteúdo Relacionado

Caixa libera abono do PIS/Pasep para nascidos em setembro e outubro

Cerca de 4,24 milhões de trabalhadores com carteira assinada nascidos em setembro e outubro podem sacar, a partir desta segunda-feira (15), o valor do...

Empresas do Setor Químico tem até dia 31 para pagar PLR

Por força de Convenção Coletiva da categoria, empresa que opta pelo pagamento único da PLR (Participação nos Lucros e/ou Resultados) tem até 31 de...

SindForte cobra negociação

O segmento do transporte de valores no Estado de São Paulo está em campanha salarial. A pauta de reivindicações foi eleita após ampla participação...

Sequência de aumentos reais prossegue

Mantém-se alta a tendência de aumentos reais de salário nas negociações coletivas. Os dados vêm do Dieese por meio do Boletim “De Olho nas...

Greve vitoriosa aumenta salário para frentistas de Goiás

Vitória para os frentistas de Goiás. Após 15 dias de greve, com ampla participação da categoria, o Sinpospetro-GO assinou a Convenção Coletiva de 2024....