17 C
São Paulo
terça-feira, 28/05/2024

Entidades da Alimentação apoiam veto à desoneração

Data:

Compartilhe:

As duas Confederações de Trabalhadores na Indústria da Alimentação – CNTA Afins e Contac – querem se reunir com o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, a fim de tratar da desoneração no setor, especialmente quanto aos segmentos produtores de proteína animal.

A solicitação consta de ofício, do dia 30, assinado pelos presidentes Artur Bueno de Camargo, da CNTA e Nelson Morelli, da Contac. O documento também é subscrito por Gerardo Iglesias, secretário-geral da União Internacional dos Trabalhadores na Alimentação – UITA.

Pela proposta das entidades, o governo deve criar um grupo de trabalho tripartite que avalie todo o setor ou segmentos. Para as Confederações, desoneração sem contrapartidas reais não funciona.

Diz o ofício: “Já declaramos apoio ao veto do Presidente da República e continuamos firmes na luta pra que não haja isenção de tributos sem contrapartida aos trabalhadores, com garantia de emprego, saúde, segurança e melhores condições de trabalho”.

Sobre eventuais postos de trabalho abertos pela desoneração, as entidades asseguram: “quanto à geração de empregos, prometida, o objetivo não foi atingido, especialmente nas empresas produtoras de proteína animal”.

O ofício segue: “Os frigoríficos, com exceções, vêm criando dificuldades às negociações coletivas”. Segundo a CNTA, as duas Confederações “representam mais de 500 mil trabalhadores nas empresas de processamento de proteína animal”.

Firmeza – Em contato com a Agência Sindical, Artur, presidente da CNTA, é assertivo: “Sem garantia de novos empregos e melhora nas condições de trabalho, onde a temperatura fica abaixo de 12 graus, não há como apoiar desoneração”.

O sindicalista informa que, em determinadas regiões do País, frigoríficos encontram dificuldades para contratar, uma vez que a atividade costuma ser perigosa, é penosa e insalubre, levando empresas a buscar imigrantes e mesmo indígenas pra preencher as vagas.

MAIS – Sites da CNTA e  Contac.

Conteúdo Relacionado

PDT agrega as 20 propostas das Centrais

O documento final do VI Congresso Nacional do Partido Democrático Trabalhista, de 22 a 25/5 em Brasília, incorporou as 24 propostas das Centrais, finalizadas...

Ensino Superior delibera estado de greve, em SP

Segue indefinida a campanha salarial no Ensino Superior no Estado de São Paulo, data-base em 1º de março. A negociação é coordenada pela Federação...

Sindicato visita base comerciária

Na última sexta, dia 24, a diretoria do Sindicato dos empregados no comércio de Guarulhos, Arujá, Itaquaquecetuba, Ferraz de Vasconcelos Poá e Santa Isabel,...

Professor Fausto, do Dieese, assume Sesi

Tem tudo pra ser a pessoa certa, no lugar certo, na hora certa. Professor e doutor em Educação pela USP, Fausto Augusto Junior deixa...

MTE simplifica registro sindical com novas ferramentas online

Registre sindicatos e entidades de forma virtual com a nova funcionalidade do CNES/MTE. Simplifique o processo e economize tempo A partir desta terça-feira (21) está...