18.4 C
São Paulo
quinta-feira, 13/06/2024

Fenepospetro alerta frentistas para risco de combustível adulterado

Data:

Compartilhe:

A Fenepospetro (Federação Nacional dos Frentistas) lançou campanha de conscientização sobre os riscos à saúde de combustível adulterado. O objetivo é orientar entidades filiadas a alertarem trabalhadores da categoria por todo o País.

Segundo Eusébio Pinto Neto, presidente da Federação e do Sindicato dos Frentistas do Rio de Janeiro (Sinpospetro-RJ), a iniciativa visa denunciar a mistura ilegal de metanol na gasolina e no álcool. “Vamos lançar a campanha nas redes sociais e precisamos do engajamento das entidades associadas”, explica o dirigente.

Proibido – “O metanol é altamente tóxico e inflamável. Um simples contato com o metanol contido no etanol hidratado com a pele pode provocar intoxicação”, afirma Eusébio.

Nesta semana, a Fenepospetro voltou a cobrar da ANP (Agência Nacional do Petróleo) ações de fiscalização mais fortes. A adulteração de combustíveis, segundo ele, é mais intensa no eixo Rio-São Paulo.

O Rio de Janeiro é estado recordista em adulteração de combustíveis, conforme dados da ANP. O uso de metanol é uma prática recorrente e tem sido denunciado pelo Sinpospetro-RJ desde 2016.

O envenenamento por metanol pode causar dor de cabeça, náusea, vômito, cegueira, coma e até a morte. O risco está relacionado à quantidade inalada ou ingerida.

Denúncias – A Fenepospetro não tem registro de problemas de saúde dos frentistas envolvendo produto adulterado. Mas as entidades estão à disposição para receber denúncias a fim de combater o risco.

Para Eusébio, a solução “definitiva” cabe ao governo federal e deve envolver vários órgãos. “O foco precisa estar no mercado de distribuição de combustível. Quem manipula os produtos, prejudica nossos trabalhadores, os postos sérios e os consumidores,” argumenta.

Leia também – Fenepospetro lamenta e cobra responsabilização pela morte de frentista

MAISSite do Sinpospetro-RJ.

Conteúdo Relacionado

Bancários querem aumento real de 5%

Avança a campanha salarial do ramo financeiro ligado à Contraf-CUT. Um ponto alto foi a 26ª Conferência Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro, encerrada...

“É o meu maior prêmio”, afirma Ricardo Kotscho

Sexta, 7, no Dia da Liberdade de Imprensa, o jornalista Ricardo Kotscho recebeu o troféu Audálio Dantas, na Câmara Municipal de São Paulo. A...

Sinpro realiza encontro das Católicas

Aconteceu entre 7 e 8 de junho o Encontro Nacional de Professores e Estudantes das Universidades Católicas. Evento foi organizado pelo Sinpro Campinas, em...

Adriana Marcolino assume a direção-técnica

Fundado em 1955, o Dieese vive uma situação inédita, com duas mulheres no comando principal da entidade. Na presidência, a sindicalista Maria Aparecida Faria,...

Comerciários entregam jornal na base

Edson Carvalho, presidente do Sincomerciários de Guarulhos, esteve na loja de materiais de construção A&M, em Santa Isabel, SP. O assessor de base Adailton...