17.1 C
São Paulo
sexta-feira, 26/07/2024

Frentistas fazem a segunda rodada

Data:

Compartilhe:

São 100 mil os trabalhadores em postos de combustíveis do Estado de São Paulo. A data-base é 1º de março. A categoria está em campanha salarial, que agrega a Federação Estadual e 18 Sindicatos no Estado.

Segunda, dia 11, acontecerá a segunda rodada de negociações, desta vez em Campinas, sede de uma das entidades patronais, a Recap.

A Agência Sindical ouviu Luiz Arraes, que preside o Sindicato em Osasco e também a Federação dos Empregados em Postos de Serviços de Combustíveis e Derivados de Petróleo de São Paulo – Fepospetro.

Principais trechos:

Ambiente – “Vejo que tem um ambiente favorável à negociação. Esperamos, nessa segunda reunião, avançar em cláusulas sociais, principalmente”.

Cláusulas – “Queremos obter a volta das homologações aos Sindicatos. Também nos preocupa assegurar a ultratividade da Convenção Coletiva, para que os direitos e garantias sejam preservados”.

Pauta – “Queremos zero desconto no transporte. Zero mesmo, pois nossa Convenção garante. Também reivindicar um valor a título de vale-combustível aos companheiros que se deslocam em condução própria”.

Avanços – Ao longo dos anos, a categoria obteve importantes conquistas, entre as quais vedar terceirização nos postos e o banco de horas. Arraes comenta: “Não fosse isso, nosso setor estaria duramente precarizado, pagando salário mínimo”. Jornada intermitente também está proibida.

Mobilização – Inicialmente, a categoria foi mobilizada pelas assembleias dos Sindicatos, em todo o Estado. A intensidade dessa mobilização vai depender da postura patronal durante as negociações coletivas.

Conjuntura – Segundo Arraes, “o Brasil cresce, o PIB aumenta, os juros caem e o salário mínimo volta a obter ganho real, e isso põe mais dinheiro no bolso do povo e no consumo”.

Portanto, conclui o presidente da Fepospetro, “a conjuntura evoluiu e os patrões precisam dar a contribuição deles, pagando salários mais justos e com melhores condições de trabalho”.

MAIS – Site da Federação.

Conteúdo Relacionado

Caixa libera abono do PIS/Pasep para nascidos em setembro e outubro

Cerca de 4,24 milhões de trabalhadores com carteira assinada nascidos em setembro e outubro podem sacar, a partir desta segunda-feira (15), o valor do...

Empresas do Setor Químico tem até dia 31 para pagar PLR

Por força de Convenção Coletiva da categoria, empresa que opta pelo pagamento único da PLR (Participação nos Lucros e/ou Resultados) tem até 31 de...

SindForte cobra negociação

O segmento do transporte de valores no Estado de São Paulo está em campanha salarial. A pauta de reivindicações foi eleita após ampla participação...

Sequência de aumentos reais prossegue

Mantém-se alta a tendência de aumentos reais de salário nas negociações coletivas. Os dados vêm do Dieese por meio do Boletim “De Olho nas...

Greve vitoriosa aumenta salário para frentistas de Goiás

Vitória para os frentistas de Goiás. Após 15 dias de greve, com ampla participação da categoria, o Sinpospetro-GO assinou a Convenção Coletiva de 2024....