17.1 C
São Paulo
sexta-feira, 26/07/2024

FST se reúne com ministro da Previdência

Data:

Compartilhe:

O Fórum Sindical dos Trabalhadores se reúne nesta quarta, 25, às 17 horas, com o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, em Brasília. Cerca de 15 entidades participam. Entre elas, a Confederação dos Trabalhadores em Alimentação (CNTA Afins).

“Vamos entregar documento solicitando criação de Mesa Permanente de Negociação para questões que interessam a trabalhadores da ativa e aposentados”, aponta Artur Bueno de Camargo, presidente da CNTA.

Segundo ele, é necessário rever Portarias revogadas pelo governo Bolsonaro, que prejudicam várias categorias. “A ideia é montar uma pauta que englobe trabalhadores do setor público e privado”, adianta.

Outro pleito, diz Artur, é mais agilidade na análise dos pedidos de aposentadoria e outros benefícios represados. Mas a principal reivindicação é que as agências do INSS voltem ao atendimento presencial. “Muitos segurados não têm acesso à internet nem sabem manusear os canais remotos”, observa.

O terceiro ponto da pauta com Lupi tratará de concurso público e contratação de funcionários – principalmente médicos peritos. “É grande a carência de pessoal pra atender a população assistida pelo INSS”, comenta Artur Bueno de Camargo.

Assim que Bolsonaro (PL) assumiu a Presidência, em 2019, ele cortou recursos, paralisou os concursos e os segurados do INSS sofrem pra conseguir seus direitos.

Levantamento da equipe de transição do governo Lula mostra que o número de pessoas aguardando benefícios há mais de 45 dias ultrapassa os cinco milhões – dados de setembro de 2022.

Artur alerta: “A fila, que no passado dava voltas em quarteirões, agora é virtual. Por isso, ninguém vê o sofrimento e humilhação desse povo”.

Diálogo – O encontro FST-Lupi reforça o diálogo sindical proposto pelo próprio presidente Lula.

Mais – Acesse o site da CNTA ou do FST.

Conteúdo Relacionado

Caixa libera abono do PIS/Pasep para nascidos em setembro e outubro

Cerca de 4,24 milhões de trabalhadores com carteira assinada nascidos em setembro e outubro podem sacar, a partir desta segunda-feira (15), o valor do...

Empresas do Setor Químico tem até dia 31 para pagar PLR

Por força de Convenção Coletiva da categoria, empresa que opta pelo pagamento único da PLR (Participação nos Lucros e/ou Resultados) tem até 31 de...

SindForte cobra negociação

O segmento do transporte de valores no Estado de São Paulo está em campanha salarial. A pauta de reivindicações foi eleita após ampla participação...

Sequência de aumentos reais prossegue

Mantém-se alta a tendência de aumentos reais de salário nas negociações coletivas. Os dados vêm do Dieese por meio do Boletim “De Olho nas...

Greve vitoriosa aumenta salário para frentistas de Goiás

Vitória para os frentistas de Goiás. Após 15 dias de greve, com ampla participação da categoria, o Sinpospetro-GO assinou a Convenção Coletiva de 2024....