Apoiados pelo Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), cerca de 200 tripulantes da Gol fizeram uma passeata segunda, 1º, no saguão principal do Aeroporto de Congonhas (SP), até a portaria da empresa. O ato ocorre em resposta à proposta de recomposição salarial da companhia, que não atende às reivindicações dos trabalhadores.

A Gol decidiu de forma unilateral a implementação de política que não atende os anseios dos funcionários, sugerindo valor mensal de recomposição salarial de aproximadamente R$ 450,00 para comissários e até R$ 2.300,00 para comandantes.

A proposta do Sindicato era de reajuste salarial de 8,5% e uma verba indenizatória mensal semelhante à apresentada pela empresa, por 12 meses. Apesar disso, a companhia ofereceu por apenas quatro meses.

“Para muitos tripulantes, parece um grande cala a boca. A Gol implementou um gerenciamento de crise sem nenhuma aprovação da categoria e sem mensurar se isso estaria a contento”, critica o presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas, Henrique Hacklaender.

Segundo o dirigente, a empresa informou que criaria um comitê interno de 12 tripulantes, a fim de buscar uma otimização dos custos da empresa e que possíveis economias seriam convertidas ao grupo de voo.

O SNA ressalta que não concorda com a criação de um fórum com tripulantes pra discutir cortes de despesas e propõe nova reunião com a Gol.

MAIS – Acesse o site do SNA.