Pesquisa Ipec divulgada quarta (22) mostra que, caso as eleições ocorressem hoje, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teria entre 45% e 48% dos votos. Com essa vantagem sobre os outros candidatos, o petista venceria em primeiro turno.

O levantamento foi noticiado pelo Jornal Nacional e pelo portal G1. As entrevistas foram feitas entre 16 e 20 de setembro, com 2.002 pessoas de 141 municípios. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Dois cenários foram analisados. No primeiro, Lula aparece com 48% das intenções de voto, seguido por Jair Bolsonaro (sem partido), com 23%. Na sequência: Ciro Gomes/PDT (8%), João Doria/PSDB (3%) e Luiz Henrique Mandetta/DEM (3%).

Já no segundo cenário, o ex-presidente teria 45% dos votos, com Bolsonaro registrando 22%. Na sequência: Ciro (6%), Sérgio Moro (5%), Datena (3%), Doria (2%), Mandetta (1%), Rodrigo Pacheco (1%), Alessandro Vieira (0%) e Simone Tebet (0%).

Avaliação – Além de pesquisar os parâmetros para a corrida presidencial de 2022, o Ipec também fez avaliação sobre o atual governo. Na opinião de 53% dos entrevistados, o presidente Bolsonaro faz uma política ruim/péssima. Já para 23%, o governo é regular, enquanto outros 22% acham bom.

MAIS – Acesse o site do Ipec.