O ano começa bem para a categoria, no Estado de São Paulo, no segmento ligado à Força Sindical. São cerca de 600 mil trabalhadores que receberão aumento de 5,5% nos Pisos e demais salários.
O reajuste vale desde 1º de janeiro. O índice, que acresce 1.3% ao INPC até novembro, foi negociado pela Federação da categoria e Sindicatos em todo o Estado. O vale quinzenal deste mês já deve vir reajustado.
Tem grupo patronal que não quis participar das negociações coletivas. Nesses casos, os Sindicatos mobilizam suas bases, buscando firmar acordos coletivos empresa por empresa.
Na base de Guarulhos e Região – 46 mil – mais de 90% já garantiram o aumento. A negociação também conquistou Abono Salarial de 13,5%, quitado nos meses de novembro e dezembro.
Arrocho – O acordo com ganho real encerra um ciclo de arrocho salarial nos governos Temer e Bolsonaro. O presidente Josinaldo José de Barros (Cabeça), de Guarulhos, comenta: “A eleição de um governo progressista melhorou o ambiente das negociações coletivas. Mas precisamos avançar mais. Peço a união e o apoio de todos”.
Cabeça adianta que o Sindicato reforçará a busca por melhorias nas empresas, como café da manhã, cesta básica e tíquete-refeição. Ele diz: “O trabalhador deve procurar o Sindicato pra fazermos a pauta de reivindicações”.
Impacto – Nos próximos dias, a Agência Sindical publicará os impactos do ganho metalúrgico junto à economia local e regional, no Estado de São Paulo.
MAIS – Sites dos Sindicatos e da Federação dos Metalúrgicos Estado de SP.