26.3 C
São Paulo
sábado, 7/09/2024

Manter a mobilização! – por Josinaldo Barros

Data:

Compartilhe:

A eleição de Lula renova as esperanças dos brasileiros em dias melhores. Renova, principalmente, para o povo mais pobre e a classe trabalhadora.

Para os mais pobres porque o Presidente Lula ampliará os programas de proteção e inclusão social, principalmente no combate à fome, que cresceu muito nos últimos anos.

Quanto à classe trabalhadora, são duas as esperanças principais. Esperança na geração de empregos e na valorização dos salários. A começar pelo aumento real no salário mínimo.

Mas Lula não fará milagres. Seu governo será de coalizão, tendo necessidade constante de negociar com os mais variados segmentos sociais, incluindo o agronegócio bolsonarista e setores fardados mais radicalizados.

Evidentemente, o presidente Lula dialogará com o movimento sindical. E um dos gestos concretos nesse sentido é recriar o Ministério do Trabalho, que foi destroçado pela extrema direita.

Em abril último, as direções sindicais tiveram a lucidez de realizar a terceira Conclat – Conferência Nacional da Classe Trabalhadora.

Desse encontro nasceu a Pauta Unitária, que servirá de roteiro às ações sindicais junto ao governo e Congresso Nacional nos próximos anos. Nosso Sindicato participou da Conferência.

O sindicalismo não é ingênuo de acreditar que um Presidente sozinho possa fazer grandes mudanças numa economia enfraquecida pela recessão e também na recuperação das estruturas do Estado que foram corroídas pelo extremismo.

Por isso, aqui na base metalúrgica, assim como em nossa Central, a Força Sindical, a orientação é clara: manter a mobilização nas bases, buscar avanços, fortalecer as conquistas democráticas e negociar exaustivamente com quem queira negociar.

O grande capital vai tentar enquadrar o governo Lula. Se não conseguir, vai fazer o que sempre fez: sabotar o governo e atuar pela sua desestabilização. Ou seja, o capital se manterá mobilizado em torno de seus interesses e lucros, e dane-se a Nação brasileira.

Por tudo isso, a mobilização no campo trabalhista deverá ser permanente, firme e apoiada em pautas concretas. Nosso Sindicato, que fará 60 anos em abril, deverá realizar novo Congresso Metalúrgico no início do segundo semestre.

Nós vamos aprofundar a mobilização e as ações durante 2023. A diretoria Metalúrgicos em Ação tem um programa de trabalho. Mas seremos mais eficazes se a base participar, debater e apresentar propostas. Para tanto, esse Congresso será oportuno e necessário.

ENERGIA – Este é meu último artigo do ano neste jornal. Todos nós precisamos descansar corpo e mente, recarregando as energias. O Natal é uma oportunidade sagrada nesse sentido. Por isso, estejamos no Natal na companhia da nossa família e com o Menino Jesus, porque Ele não nos abandona jamais!

Josinaldo José de Barros (Cabeça)
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região.
Diretoria Metalúrgicos em Ação

Email – josinaldo@metalurgico.org.br
Site – www.metalurgico.org.br
Facebook: /josinaldo.cabeca.1

Clique aqui e leia mais opiniões

Josinaldo - Cabeça
Josinaldo - Cabeça
Josinaldo José de Barros (Cabeça), presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região Email - josinaldo@metalurgico.org.br

Conteúdo Relacionado

Lula 3 e os sinais da economia – Marcos Verlaine

O economista Paulo Gala — que é professor na FGV-SP e conselheiro da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) —, fez...

Sentido de realidade – Carolina Maria Ruy

Dizem, alguns jornalistas, que as tal das sabatinas são melhores que os debates. Não acho. Em geral os jornalistas que fazem as perguntas não...

Sincomerciários de Jundiaí intensifica luta por aumento real – Milton de Araújo

Com a chegada da data-base para o comércio varejista e atacadista em geral (1º de setembro), o Sindicato dos Comerciários de Jundiaí e Região...

Vote pela democracia e pelo desenvolvimento – Chiquinho Pereira

O Sindicato dos Padeiros de São Paulo, fundado em dezembro de 1930, é uma entidade sindical muito importante para os trabalhadores e trabalhadoras.Trabalhamos na...

Manchete e editorial – João Guilherme Vargas Netto

O Globo de domingo (1º/9) deu capa com manchete denunciando que “O Brasil já tem 153 patrões investigados por coação eleitoral”. E, em matéria...