26.6 C
São Paulo
terça-feira, 15/10/2024

O telefone 188 do CVV salva vidas e ampara aflitos

Data:

Compartilhe:

O telefone 188 é até bem conhecido pelas pessoas. Mas deveria ser muito mais conhecido, como se conhece, por exemplo, o 190 da Polícia ou o 192 do Samu. O número 188 é o telefone do Centro de Valorização da Vida.

E pra que serve? Pra muita coisa, mas principalmente serve à preservação da vida.

Zilda há 30 anos é voluntária da instituição que, desde 1962, ampara aflitos. Ela explica: “Além de prevenir suicídios, nós, do CVV, amparamos famílias que perderam entes queridos ou pessoas que atentaram contra a própria vida, mas conseguiram sobreviver”.

Muito discreta e didática na sua fala, Zilda participou de live do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região, quinta (12). Ela coordena a unidade de Guarulhos-SP. Live conduzida pelo jornalista João Franzin, da Agência Sindical.

O apoio propiciado pelos voluntários é social, emocional e psicológico. Zilda explica: “Quem atua no CVV pode ser médico, psiquiatra, psicólogo ou um operário. Mas terá sempre a condição de voluntário e permanecerá no anonimato”.

Apoio – Todo o suporte do CVV é gratuito. A entidade mantém ligado, 24 horas por dia, de domingo a domingo, o telefone 188. A instituição é mantida por doações dos próprios voluntários ou da sociedade.

Treinamento – Pra ser voluntária, a pessoa passa por três estágios de treinamento. “Nem todos concluem as fases”, relata a coordenadora Zilda Silva. Ela diz: “São voluntários que preparamos pra atender sempre com humanismo e carinho”.

Por quê – A live recebeu o CVV porque este é o mês “Setembro Amarelo”. Trata-se de uma campanha mundial, que visa valorizar a vida, levantar quem está caído e ampliar os horizontes de esperanças.

O presidente interino do Sindicato, Ricardo de Oliveira (Xabi), comenta: “O sindicalismo é uma força a favor da vida, do progresso e da esperança”.

Solidariedade – A atenção, o carinho e saber ouvir o outro são formas de aproximar as pessoas, mostrando que elas são importantes e têm valor familiar, profissional e social.

Participe – O CVV realiza cursos preparatórios de voluntários. Informe-se no site da entidade.

Acessecvv.org.br 

Conteúdo Relacionado

Sindicalistas criticam Enel

Sem energia, sem prefeitoDois sindicalistas escrevem sobre a falta de energia elétrica em São Paulo. Eles são Miguel Torres, dirigente metalúrgico, e Chicão Anunciatto,...

Inscrições para o Sorteio das Colônias já estão abertas

Já estão abertas as inscrições para o sorteio de vagas nas colônias de férias do Sinthoresp, com opções especiais para os feriados de Natal...

Setor de calçados e a luta da Força por mais segurança no trabalho

Dirigente da Força Sindical participa de Grupo de Estudo que visa a implementação do Anexo 10 da Norma Regulamentadora nº12 que prevê mais segurança...

Centrais Sindicais defendem STF

Centrais saem em defesa do SupremoO Supremo Tribunal Federal tem sido alvo de seguidos ataques por setores da extrema direita, inclusive da sua ala...

Em Brasília, Miguel atua pró-indústria nacional

Miguel Torres e outros sindicalistas centraram esforços, contatos e encontros em Brasília na semana em defesa da indústria nacional. Ele conta: “Participamos de reuniões...