22 C
São Paulo
quinta-feira, 10/10/2024

Paulistano, são paulino, sindicalista. Esse é Murilo

Data:

Compartilhe:

Dia 25 (quarta), São Paulo completou 469 anos. A minúscula aldeia, fundada por jesuítas, é hoje um dos maiores conglomerados urbanos do planeta. Aqui, vivem 12,3 milhões. Um desses habitantes é o sindicalista Murilo Celso de Campos Pinheiro.

Ele conta: “Nasci no Jardim da Saúde. Toda a minha trajetória pessoal, profissional e sindical vivi em São Paulo”.

Murilo Pinheiro é engenheiro eletricista. “Comecei na Cesp em 1980; depois comprada pela Cetep. Continuo ligado à empresa. Lá se vão 43 anos”, diz.

SP é dinâmica. O que melhorou? O sindicalista e presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado de SP e da Federação Nacional responde: “A infraestrutura, com metrôs e um trânsito mais organizado. Novas ruas e avenidas. Mas é preciso evoluir”.

Piorou o quê? “Privatizações sem critério e falta de investimentos. O metrô funciona bem com os empregados da Companhia. Já quanto às privatizadas e terceirizadas não se pode dizer o mesmo”, observa.

Atrativa – O líder engenheiro comenta: “São Paulo é repleta de cinemas, teatros, museus, bons restaurantes e não fica atrás de nenhuma cidade do mundo. Problema maior é a insegurança, que nos impede de sair a pé, curtir a noite, ter uma vida mais leve”.

Povo – “Recebemos bem a todos. Nas grandes cidades do mundo ou você fala a língua local ou passa aperto. Em São Paulo, estamos sempre de braços abertos”.

Investimentos – “São Paulo é excelente lugar pra se investir. Faltam talvez mais estímulo e abertura. A gente precisa pensar na reindustrialização da cidade, com tecnologia limpa, pra não acontecer mais a superpoluição”.

Ícones da cidade? “Parque do Ibirapuera e Mercado Municipal”, responde.

Músicas que traduzem a cidade. Murilo Pinheiro destaca três: Sampa, Saudosa Maloca e Ronda, que fala da vida noturna.” E completa: “São Paulo tem trilha sonora pra tudo, em todos os horários”.

MAIS  – Acesse o site da Prefeitura e confira os pontos turísticos da cidade.

Conteúdo Relacionado

Após morte de operário, Sintrabor cobra medidas e investigação

Fábrica onde ocorreu morte de operário. Imagem mostra teto desabado. Reprodução Jornal da RecordApós o desabamento do teto da fábrica Truck Bus, em Diadema (SP),...

Central debate IA na mídia sindical

Será realizado nesta quinta, 10, o Seminário “O Uso da Inteligência Artificial e das Mídias Sociais”, para profissionais de comunicação e dirigentes de entidades...

Reunião do SindForte foi adiada

Atenção: foi adiada a rodada de negociações que haveria nesta quarta (9) entre as bancadas de trabalhadores e a representação patronal.O adiamento decorre de...

Resistir ao avanço direitista!

Acerca das eleições dia 6, a Federação dos Professores no Estado de São Paulo (Fepesp) publica a seguinte Nota:“As eleições domingo, em 5.518 municípios,...

Sincomerciários preparam kits escolares

Ao nos aproximarmos do fim do ano, os Sindicatos Filiados à Fecomerciários começam a preparar a logística de entrega dos kits escolares para o próximo ano...