17.1 C
São Paulo
sexta-feira, 26/07/2024

Paulistano, são paulino, sindicalista. Esse é Murilo

Data:

Compartilhe:

Dia 25 (quarta), São Paulo completou 469 anos. A minúscula aldeia, fundada por jesuítas, é hoje um dos maiores conglomerados urbanos do planeta. Aqui, vivem 12,3 milhões. Um desses habitantes é o sindicalista Murilo Celso de Campos Pinheiro.

Ele conta: “Nasci no Jardim da Saúde. Toda a minha trajetória pessoal, profissional e sindical vivi em São Paulo”.

Murilo Pinheiro é engenheiro eletricista. “Comecei na Cesp em 1980; depois comprada pela Cetep. Continuo ligado à empresa. Lá se vão 43 anos”, diz.

SP é dinâmica. O que melhorou? O sindicalista e presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado de SP e da Federação Nacional responde: “A infraestrutura, com metrôs e um trânsito mais organizado. Novas ruas e avenidas. Mas é preciso evoluir”.

Piorou o quê? “Privatizações sem critério e falta de investimentos. O metrô funciona bem com os empregados da Companhia. Já quanto às privatizadas e terceirizadas não se pode dizer o mesmo”, observa.

Atrativa – O líder engenheiro comenta: “São Paulo é repleta de cinemas, teatros, museus, bons restaurantes e não fica atrás de nenhuma cidade do mundo. Problema maior é a insegurança, que nos impede de sair a pé, curtir a noite, ter uma vida mais leve”.

Povo – “Recebemos bem a todos. Nas grandes cidades do mundo ou você fala a língua local ou passa aperto. Em São Paulo, estamos sempre de braços abertos”.

Investimentos – “São Paulo é excelente lugar pra se investir. Faltam talvez mais estímulo e abertura. A gente precisa pensar na reindustrialização da cidade, com tecnologia limpa, pra não acontecer mais a superpoluição”.

Ícones da cidade? “Parque do Ibirapuera e Mercado Municipal”, responde.

Músicas que traduzem a cidade. Murilo Pinheiro destaca três: Sampa, Saudosa Maloca e Ronda, que fala da vida noturna.” E completa: “São Paulo tem trilha sonora pra tudo, em todos os horários”.

MAIS  – Acesse o site da Prefeitura e confira os pontos turísticos da cidade.

Conteúdo Relacionado

Caixa libera abono do PIS/Pasep para nascidos em setembro e outubro

Cerca de 4,24 milhões de trabalhadores com carteira assinada nascidos em setembro e outubro podem sacar, a partir desta segunda-feira (15), o valor do...

Empresas do Setor Químico tem até dia 31 para pagar PLR

Por força de Convenção Coletiva da categoria, empresa que opta pelo pagamento único da PLR (Participação nos Lucros e/ou Resultados) tem até 31 de...

SindForte cobra negociação

O segmento do transporte de valores no Estado de São Paulo está em campanha salarial. A pauta de reivindicações foi eleita após ampla participação...

Sequência de aumentos reais prossegue

Mantém-se alta a tendência de aumentos reais de salário nas negociações coletivas. Os dados vêm do Dieese por meio do Boletim “De Olho nas...

Greve vitoriosa aumenta salário para frentistas de Goiás

Vitória para os frentistas de Goiás. Após 15 dias de greve, com ampla participação da categoria, o Sinpospetro-GO assinou a Convenção Coletiva de 2024....