19.2 C
São Paulo
quarta-feira, 29/05/2024

Paulistano, são paulino, sindicalista. Esse é Murilo

Data:

Compartilhe:

Dia 25 (quarta), São Paulo completou 469 anos. A minúscula aldeia, fundada por jesuítas, é hoje um dos maiores conglomerados urbanos do planeta. Aqui, vivem 12,3 milhões. Um desses habitantes é o sindicalista Murilo Celso de Campos Pinheiro.

Ele conta: “Nasci no Jardim da Saúde. Toda a minha trajetória pessoal, profissional e sindical vivi em São Paulo”.

Murilo Pinheiro é engenheiro eletricista. “Comecei na Cesp em 1980; depois comprada pela Cetep. Continuo ligado à empresa. Lá se vão 43 anos”, diz.

SP é dinâmica. O que melhorou? O sindicalista e presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado de SP e da Federação Nacional responde: “A infraestrutura, com metrôs e um trânsito mais organizado. Novas ruas e avenidas. Mas é preciso evoluir”.

Piorou o quê? “Privatizações sem critério e falta de investimentos. O metrô funciona bem com os empregados da Companhia. Já quanto às privatizadas e terceirizadas não se pode dizer o mesmo”, observa.

Atrativa – O líder engenheiro comenta: “São Paulo é repleta de cinemas, teatros, museus, bons restaurantes e não fica atrás de nenhuma cidade do mundo. Problema maior é a insegurança, que nos impede de sair a pé, curtir a noite, ter uma vida mais leve”.

Povo – “Recebemos bem a todos. Nas grandes cidades do mundo ou você fala a língua local ou passa aperto. Em São Paulo, estamos sempre de braços abertos”.

Investimentos – “São Paulo é excelente lugar pra se investir. Faltam talvez mais estímulo e abertura. A gente precisa pensar na reindustrialização da cidade, com tecnologia limpa, pra não acontecer mais a superpoluição”.

Ícones da cidade? “Parque do Ibirapuera e Mercado Municipal”, responde.

Músicas que traduzem a cidade. Murilo Pinheiro destaca três: Sampa, Saudosa Maloca e Ronda, que fala da vida noturna.” E completa: “São Paulo tem trilha sonora pra tudo, em todos os horários”.

MAIS  – Acesse o site da Prefeitura e confira os pontos turísticos da cidade.

Conteúdo Relacionado

Brinks Limão elege nova Cipa

Dia 22, ocorreu nova eleição da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) na Brinks Limão, em São Paulo.Acompanharam as votações, das 5 da...

Clube e Colônia dos Metalúrgicos ficarão abertos no feriado

O feriado prolongado, de quinta a domingo, estimula o lazer das famílias e a prática de esportes. Portanto pra quem vai emendar o feriado...

Sindicalista Magri faz mudança audaciosa

Entre meados dos anos 70 e durante a década de 80, ele foi um dos principais dirigentes brasileiros. Do alto do seu porte, forjado...

Frentistas do Paraná fecham Convenção

Em negociação conjunta, os Sindicatos de Trabalhadores de Posto de Combustíveis e Lojas de Conveniência de Cascavel, Ponta Grossa, Londrina, Curitiba e Maringá fecharam,...

Conheça a nova Pauta Sindical

Dia 22, a plenária das Centrais Sindicais atualizou a Pauta Unificada da Classe Trabalhadora aprovada em abril de 2022, com 63 itens. O documento...