21 C
São Paulo
domingo, 27/04/2025

Paulistano, são paulino, sindicalista. Esse é Murilo

Data:

Compartilhe:

Dia 25 (quarta), São Paulo completou 469 anos. A minúscula aldeia, fundada por jesuítas, é hoje um dos maiores conglomerados urbanos do planeta. Aqui, vivem 12,3 milhões. Um desses habitantes é o sindicalista Murilo Celso de Campos Pinheiro.

Ele conta: “Nasci no Jardim da Saúde. Toda a minha trajetória pessoal, profissional e sindical vivi em São Paulo”.

Murilo Pinheiro é engenheiro eletricista. “Comecei na Cesp em 1980; depois comprada pela Cetep. Continuo ligado à empresa. Lá se vão 43 anos”, diz.

SP é dinâmica. O que melhorou? O sindicalista e presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado de SP e da Federação Nacional responde: “A infraestrutura, com metrôs e um trânsito mais organizado. Novas ruas e avenidas. Mas é preciso evoluir”.

Piorou o quê? “Privatizações sem critério e falta de investimentos. O metrô funciona bem com os empregados da Companhia. Já quanto às privatizadas e terceirizadas não se pode dizer o mesmo”, observa.

Atrativa – O líder engenheiro comenta: “São Paulo é repleta de cinemas, teatros, museus, bons restaurantes e não fica atrás de nenhuma cidade do mundo. Problema maior é a insegurança, que nos impede de sair a pé, curtir a noite, ter uma vida mais leve”.

Povo – “Recebemos bem a todos. Nas grandes cidades do mundo ou você fala a língua local ou passa aperto. Em São Paulo, estamos sempre de braços abertos”.

Investimentos – “São Paulo é excelente lugar pra se investir. Faltam talvez mais estímulo e abertura. A gente precisa pensar na reindustrialização da cidade, com tecnologia limpa, pra não acontecer mais a superpoluição”.

Ícones da cidade? “Parque do Ibirapuera e Mercado Municipal”, responde.

Músicas que traduzem a cidade. Murilo Pinheiro destaca três: Sampa, Saudosa Maloca e Ronda, que fala da vida noturna.” E completa: “São Paulo tem trilha sonora pra tudo, em todos os horários”.

MAIS  – Acesse o site da Prefeitura e confira os pontos turísticos da cidade.

Conteúdo Relacionado

Lula receberá Centrais dia 29

O presidente Lula não participará do 1º de Maio Unitário das Centrais Sindicais, em São Paulo. Mas receberá CUT, Força Sindical, UGT, CTB, CSB,...

Ensino Superior mantém campanha

Os professores da rede privada, ensino Superior, se encontram em campanha salarial. A data-base é 1º de março. As assembleias pra organizar as mobilizações...

Força Sindical confia na idoneidade do Sindnapi

O governo reagiu prontamente ante a constatação de um esquema de fraudes no INSS. Basicamente, as fraudes consistiam na associação unilateral de aposentados e...

CNTA mobiliza contra 6×1

Cerca de 35% dos trabalhadores nas indústrias da alimentação fazem a escala 6x1. Dado foi levantado por Artur Bueno de Camargo, presidente da Confederação...

Engenheiros de SP iniciam Campanhas Salariais

O Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo realiza a 24ª edição do Seminário das Campanhas Salariais. Nesta quinta, 24, a partir das...