No mês de junho, a Federação dos Professores no Estado de São Paulo e os 25 Sindicatos integrantes assinaram o último acordo coletivo de 2024. A campanha foi encerrada após o fechamento da negociação no Ensino Superior. Data-base de todos os setores é 1º de março.
O dirigente concedeu entrevista ao jornalista João Franzin, da Agência Sindical, na sede do Sinpro-SP, entidade que também preside.
Celso Napolitano sintetiza os principais pontos das negociações com Sesi-Senai, Senac, Básico e Ensino Superior. E adianta: “Nossa tarefa agora é divulgar os direitos assegurados nas Convenções Coletivas e fazer com que sejam cumpridos pelos estabelecimentos de ensino”.
O professor Celso pede que os integrantes da categoria procurem seus Sindicatos, a fim de obter informações ou mesmo encaminhar denúncias de eventual descumprimento.
“Recomendamos ao docente ou outro integrante da base procurar o Sindicato e informar a situação de trabalho”, diz ele. A partir disso, o Sindicato entra em ação.
Pauta – No próximo ano, as negociações coletivas tratarão da renovação integral das Convenções, além de englobar novas pautas apresentadas pelos professores, professoras e auxiliares, nas assembleis de 2024. Também há demandas pendentes, que continuarão a integrar as pautas de reivindicações em cada um dos três segmentos.
Para o professor Celso Napolitano, a necessidade de discutir a totalidade das Convenções exige planejamento das direções e engajamento da categoria. Ele informa que, “agora, já no mês de agosto, a diretoria da Fepesp se reunirá a fim de tratar de planejar a campanha de 2025”.
ASSISTA – Clique aqui e assista à entrevista em vídeo.
MAIS – Sites da Fepesp e Sindicatos integrantes.