Com o lema “União é Força”, a Federação dos Professores do Estado de São Paulo (Fepesp) realiza seu X Congresso, dias 1º e 2 de outubro. Patrono da educação no Brasil, professor Paulo Freire, por ocasião dos seus 100 anos, será o homenageado do evento.
Para a entidade, “Congresso é a instância em que se discutem e se reafirmam os princípios de organização e luta da Federação e se elege a nova diretoria, para mandato de quatro anos”.
Será virtual. O lema “União é Força” reflete a intenção dos 25 Sindicatos filiados à Fepesp em manter sua unidade na resistência às investidas sobre os direitos e também na defesa dos professores e demais profissionais do setor. A entidade é presidida por Celso Napolitano.
A categoria, com 160 mil, reúne professores e auxiliares de administração escolar, que, “além do governo injusto e patrões gananciosos”, lutam pra manter a saúde e preservar a vida frente à pandemia agressiva. Fazem parte também professores e técnicos do Senai, Sesi e Senac.
A Fepesp foi fundada em 1988. Na entidade, se decide tudo por consenso. Cada Sindicato elege delegados conforme proporção prevista no estatuto. Neste Congresso, participarão 147.
Programa – Sexta (1º), dois painéis. Antonio Augusto de Queiroz (Toninho do Diap) analisa a conjuntura política nacional. O dr. José Eymard Loguércio, do escritório LBS, Instituto Lavoro e da CUT, fala de Organização sindical, do custeio à ação política. À tarde, balanço da gestão, avaliação da conjuntura educacional e outros temas, em quatro mesas. Sábado (2), alteração estatutária, resoluções, Plano de Ação e eleição da diretoria.
MAIS – Site da Fepesp.