26.3 C
São Paulo
sábado, 7/09/2024

Quem tem que controlar a inflação é o governo!

Data:

Compartilhe:

“Nova tabela de preços só em 2023. Trava os preços, vamos parar de aumentar os preços”, pediu o ministro da Economia, Paulo Guedes, a membros da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) no dia 09/06. Bolsonaro também falou aos empresários: “Vocês já têm colaborado nesse sentido, mas colaborem um pouco mais na margem de lucro dos produtos da cesta básica… Se for atendido, agradeço muito”, disse o presidente.

Transferir a responsabilidade pelo controle da inflação aos donos de supermercados é uma medida simplista e ineficaz, praticamente uma declaração de falta de capacidade, pois quem tem que controlar a inflação é o governo, que tem a obrigação de adotar medidas públicas que solucionem o problema.

Não dá para pedir aos donos de supermercados, sobretudo aos pequenos comerciantes, que empregam milhares de comerciários, que deixem de aumentar preços se na hora de repor o estoque a indústria vai cobrar mais caro e o transportador vai cobrar um frete mais alto. Quem vai cobrir o prejuízo? O governo é que não é. Vai cair nas costas do empregado e do consumidor, porque o patrão vai querer tirar o que perdeu de algum lugar.

É verdade que a população está sofrendo, a miséria está espalhada pelas ruas, os salários estão desvalorizados, um desastre completo, mas a inflação é uma doença que exige uma política pública séria a eficaz.

Começa pelo governo fazer uma reforma tributária que organize e torne justo o pagamento de impostos. Atualmente, tem muita gente que não paga impostos diretos para que todos paguemos valores absurdos embutidos no que compramos nos supermercados, nos eletrodomésticos, na gasolina e por aí afora.

Por outro lado, temos os combustíveis. O governo é o acionista maior da Petrobrás, e precisa mudar a política de preços da companhia. Precisa parar de enriquecer acionistas estrangeiros às custas do trabalhador brasileiro. É verdade que os Estados arrecadam com o ICMS, mas este sempre existiu e nem por isso os combustíveis eram caros.

Temos, também, o câmbio, o governo está completamente perdido nessa área e, com isso, o dólar foi nas alturas e com a política de preços dolarizados da Petrobrás, os preços dos combustíveis explodiram. Combustível mais caro, transporte mais caro, inflação voltando ao nosso dia a dia.

Não queremos retornar aos tempos do Sarney, quando de manhã as coisas custavam um preço e, à tarde, outro. Não dá. O governo precisa se responsabilizar pela situação e encontrar uma solução.

De nossa parte, não vamos permitir que essa conta seja paga pelos trabalhadores, na última data-base já brigamos pela recomposição integral dos salários e faremos isso na próxima vez. Também vamos pressionar o governo para que se mexa e resolva o problema.

Os sindicatos são o legítimo instrumento de defesa dos trabalhadores e vamos fazer isso valer seja com que governo for.

Clique aqui e leia mais artigos de Walter dos Santos.

Acesse – www.comerciariosdeguarulhos.org.br

Conteúdo Relacionado

Lula 3 e os sinais da economia – Marcos Verlaine

O economista Paulo Gala — que é professor na FGV-SP e conselheiro da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) —, fez...

Sentido de realidade – Carolina Maria Ruy

Dizem, alguns jornalistas, que as tal das sabatinas são melhores que os debates. Não acho. Em geral os jornalistas que fazem as perguntas não...

Sincomerciários de Jundiaí intensifica luta por aumento real – Milton de Araújo

Com a chegada da data-base para o comércio varejista e atacadista em geral (1º de setembro), o Sindicato dos Comerciários de Jundiaí e Região...

Vote pela democracia e pelo desenvolvimento – Chiquinho Pereira

O Sindicato dos Padeiros de São Paulo, fundado em dezembro de 1930, é uma entidade sindical muito importante para os trabalhadores e trabalhadoras.Trabalhamos na...

Manchete e editorial – João Guilherme Vargas Netto

O Globo de domingo (1º/9) deu capa com manchete denunciando que “O Brasil já tem 153 patrões investigados por coação eleitoral”. E, em matéria...