Começou na última semana a Campanha Salarial e Social dos trabalhadores no setor industrial farmacêutico. Dirigentes da Fequimfar e dos Sindicatos filiados se reuniram no Seminário de Negociação Coletiva. Na ocasião, foi avaliado o cenário atual do setor e também elaborada a pré-pauta de reivindicações.

Daniel Ferrer, do DIEESE, apresentou uma análise econômica do setor e os dirigentes analisaram toda a atual conjuntura; e César Augusto de Mello, consultor jurídico da Fequimfar, fez informes jurídicos.

O presidente da Fequimfar e vice da Força Sindical, Sergio Luiz Leite, falou sobre a luta da categoria. “Diante de uma conjuntura com alta inflação que castiga os trabalhadores e enfraquece a economia, a unidade dos Químicos vai lutar pela recuperação do poder de compra dos salários, valorização do Piso e reajuste na PLR, além da manutenção dos demais direitos em Convenção Coletiva de Trabalho.”

Reivindicações – Os pedidos da categoria são: Reajuste Salarial: INPC + 2% de Aumento Real; Piso Salarial (Salário Normativo); Para empresas com até 100 empregados – Piso Salarial de R$ 2.000,00; Para empresas com mais de 100 empregados – Piso Salarial de R$ 2.500,00; PLR no valor de 2 Salários Normativos; e Cartão Alimentação/Cesta Básica de R$ 600,00.

Próximos Passos – Até 10 de março, os Sindicatos filiados realizarão assembleias nas bases para avaliar e aprovar a pré-pauta. No dia 11 de março, haverá assembleia geral reunindo líderes da Fequimfar e Sindicatos para fechamento da Pauta de Reivindicações. Se aprovada, será encaminhada no mesmo dia ao setor patronal.

MAIS – Acesse o site da Fequimfar.