O ano começa bem para a categoria metalúrgica no Estado de São Paulo, representada pela Federação e Força Sindical. São cerca de 600 mil trabalhadores.
O aumento é de 5,5%, valendo desde 1º de janeiro. O índice, que acresce 1.3% ao INPC até novembro, foi negociado pela Federação e Sindicatos em todo o Estado de SP. O vale quinzenal deste mês deve vir reajustado.
Tem grupo patronal que não quis negociar. Neste caso, os Sindicatos estão buscando firmar acordos coletivos por empresa.
Na base Sindicato de Guarulhos e Região 92% da categoria já garantiram o aumento. A negociação também conquistou Abono Salarial de 13,5%, pago nos meses de novembro e dezembro.
Arrocho – O acordo com ganho real encerra um ciclo de arrocho salarial vigente nos governos Temer e Bolsonaro. O presidente Josinaldo José de Barros (Cabeça) – de Guarulhos – comenta: “A eleição de um governo progressista melhorou o ambiente das negociações coletivas. Mas precisamos avançar mais porque a melhoria salarial fortalece o mercado interno e todos ganham com isso”.
O dirigente adianta que o Sindicato reforçará a busca por avanços nas empresas, como café da manhã, cesta básica e tíquete-refeição. Ele orienta: “O trabalhador deve procurar o Sindicato para fazermos a pauta de reivindicações”.
Nos próximos dias, publicaremos o impacto positivo na economia desses 5,5% para os 600 mil metalúrgicos no Estado de São Paulo.
MAIS – Sites dos Sindicatos de Metalúrgicos e da Federação da categoria.