Setembro Amarelo: Um Chamado à Compreensão e à Mudança

0
114

Setembro traz o recomeço com as cores da primavera, mas também é o mês do “Setembro Amarelo”, um período dedicado à conscientização sobre a depressão e o suicídio.

A depressão é um transtorno mental grave que afeta jovens, adultos e idosos, independentemente da classe social. Em relação aos jovens, muitos se sentem inseguros em compartilhar os sentimentos, temendo o julgamento ou a incompreensão das pessoas.

Por isso, é importante que eles recebam apoio e a orientação de familiares e de profissionais especializados.

Entretanto, a depressão e o suicídio também estão interligados com fatores sociais, econômicos e ambientais.

A sociedade foi transformada pelas redes sociais que, embora tenham um lado benéfico ao conectarem as pessoas, trazem a pressão para que os jovens mantenham imagens perfeitas online e os expõem a padrões irreais, fazendo parecer que o sucesso financeiro e pessoal é fácil de ser alcançado, o que causa frustração quando eles são confrontados com a realidade, provocando sentimento de derrota e impotência.

Por outro lado, o estresse no ambiente de trabalho pode acarretar problemas de saúde mental que afetam jovens e adultos.

Jovens que entram no mercado de trabalho muitas vezes enfrentam expectativas irrealistas e competitividade extrema. A pressão para atingir metas e manter o desempenho pode gerar ansiedade e depressão. A incerteza do emprego e a falta de estabilidade financeira podem agravar isso.

Para os trabalhadores mais velhos, a discriminação por idade e a necessidade de se reinventar profissionalmente em um mundo em constante mudança podem contribuir para a depressão.

Por isso, as empresas devem criar ambientes de trabalho saudáveis, incentivando o equilíbrio entre emprego e vida pessoal e oferecendo programas de apoio à saúde mental, como aconselhamento e recursos de gerenciamento de estresse.

Além disso, governos e sociedade civil, incluindo os sindicatos, têm um papel a desempenhar na criação de uma rede de segurança para aqueles que lutam contra a depressão e o suicídio. É fundamental investir em serviços de saúde mental acessíveis e de qualidade.

No Sincomerciários de Guarulhos e Região buscamos dar esse conforto, oferecendo opções de lazer como a Sede Campestre, o que contribui para uma melhor qualidade de vida e alivia o estresse. Também realizamos convênios com psicólogos e outros profissionais da saúde e sempre colocamos em nossas pautas de negociações com os empregadores a necessidade de horários equilibrados e de melhores condições de trabalho.

Setembro Amarelo é um chamado à compaixão, ao entendimento e à mudança. Temos que apoiar aqueles que estão sofrendo. Vamos construir uma sociedade mais solidária, onde a saúde mental seja valorizada e protegida, independentemente da idade ou da posição no mercado de trabalho.

Edson Carvalho
Presidente do Sincomerciários de Guarulhos e Região