O presidente da Força Sindical, Miguel Torres, e o vice, Sérgio Luiz Leite (Serginho), estão nesta semana nos Estados Unidos para participar de evento da AFL-Cio, maior entidade de classe do mundo. Durante a viagem, os dirigentes brasileiros aproveitaram para entregar uma carta, assinada pela Força e UGT, à assessoria da Casa Branca.

No documento, os sindicalistas manifestam o contentamento com a política do presidente estadunidense Joe Biden com relação ao movimento sindical e aos trabalhadores.

A carta ressalta que a atitudade do Partido Democrata em defender a construção de Sindicatos na Amazon, por exemplo, é uma atitude exemplar de um governo que defende seu povo e seus trabalhadores.

“Queremos deixar claro que o governo Biden, sendo os EUA um país tão próximo do Brasil, com exemplos como este, ajuda na construção e afirmação da nossa tão querida democracia”, diz o documento enviado à Casa Branca.

LEIA – Abaixo, a carta entregue à assessoria da Casa Branca.

Nós das centrais sindicais brasileiras vimos por meio desta manifestar nosso contentamento com a política do presidente Joe Biden com relação aos sindicatos e, consequentemente, aos trabalhadores americanos.

No Brasil ainda atravessamos uma grande crise que começou em 2016 aprofundando-se em 2017, com a reforma trabalhista que diminuiu o poder dos sindicatos, e aprofundando-se ainda mais com o atual governo deliberadamente contra os sindicatos e os trabalhadores.

Recebemos, neste contexto, as declarações de apoio e incentivo aos sindicatos feitas pelo presidente logo no início de seu governo como um alento que nos dá esperança e força.

Para nós esta valorização das instituições democráticas, o resgate de políticas sociais e, sobretudo, a afirmação do sindicalismo como instrumento de organização que permite um avanço civilizatório e a ascensão das camadas mais carentes da população, é um importante exemplo.

Destacamos, neste sentido, a atitude corajosa do Partido Democrata em defender a construção de sindicatos na empresa Amazon, mesmo que isso acarrete em enfrentar uma empresa tão poderosa. Esta é uma atitude exemplar de um governo que defende seu povo e seus trabalhadores fortalecendo os instrumentos do diálogo na resolução de conflitos.

Por isso queremos deixar claro que o governo Biden, sendo os EUA um país tão próximo do Brasil, com exemplos como este, ajuda na construção e afirmação da nossa tão querida democracia.

Miguel Torres, presidente da Força Sindical
Ricardo Patah, presidente da UGT – União Geral dos Trabalhadores