O Sindicato dos Bancários da Zona da Mata, Minas Gerais, impediu a reabertura da agência do Itaú da avenida Rio Branco, na região central de Juiz de Fora. A agência havia sido fechada na terça (5) pra passar por processo de sanitização, após a confirmação de que os testes de três funcionários da unidade haviam dado positivos para a Covid-19.
Segundo o secretário-geral do Sindicato, Robson Marques, o banco não apresentou o certificado de sanitização do local. “Viemos para a agência antes das 8 horas e não deixamos que fosse aberta para garantir a segurança dos funcionários e clientes”, disse.
De acordo com o dirigente, os três funcionários que tiveram teste positivo pra Covid-19 têm entre 30 e 45 anos e foram afastados do serviço. “Estamos em contato com os pacientes e com o banco para que este tome as providências a fim de ampará-los”, afirmou o secretário-geral do sindicato. “A infecção pelo novo coronavírus em exercício da função é caracterizada como doença ocupacional”, apontou o sindicalista.
“Precisamos fazer valer a responsabilidade do Itaú ao colocar vidas em risco. Para os banqueiros, o lucro tem sido mais importante do que as vidas. Cobramos do banco a emissão do CAT (comunicado de acidente de trabalho) para esses bancários que tiveram a confirmação de covid-19. E que haja ainda um ressarcimento das despesas com o adoecimento, pois os planos de saúde não cobrem os testes”, disse a secretária de Saúde e Condições de Trabalho do Sindicato, Taiomara Neto de Paula.