22.5 C
São Paulo
sábado, 7/02/2026

SEESP lança Núcleo da Mulher Engenheira

Data:

Compartilhe:

Na quarta (21), o Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo celebrou seus 88 anos. Como parte das comemorações, a entidade fez o lançamento do Núcleo da Mulher Engenheira (NME).

O grupo terá como missão representar, defender direitos e proporcionar orientação com o objetivo de fortalecer e empoderar a mulher engenheira a fim de ajuda-la a ser protagonista no trabalho e na sociedade.

MURILO – Na abertura do evento, que ocorreu de forma híbrida, na Sede do SEESP e também pelo Google Meet, o presidente Murilo Pinheiro destacou a importância da criação do Núcleo da Mulher Engenheira pra entidade e pra Engenharia.

“É uma honra fazer este lançamento no dia em que o Sindicato faz 88 anos. Quero demonstrar meu apreço e confiança de que o Núcleo terá uma grande participação em todo contexto nacional e internacional”, disse Murilo.

CONVIDADAS – O lançamento do Núcleo foi com uma mesa-redonda composta pela desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) – 2ª Região, Ivani Contini Bramante; a engenheira Marilene Mariottoni; a diretora do SEESP e coordenadora do NME, Silvana Guarnieri; e a coordenadora do Núcleo Jovem Engenheiro do sindicato, Marcellie Dessimoni.

Na sua fala, Silvana destacou a luta da categoria pra ampliar o espaço para mulheres na engenharia.

“Temos essa árdua luta de inserir a mulher no mercado de trabalho. Ela que tem uma dupla jornada: cuidar da casa e dos filhos. Por isso a importância deste Núcleo, para que se avance na luta pela afirmação da mulher em todas as áreas”, pontuou Silvana.

Em entrevista à Agência Sindical Silvana falou um sobre o mercado de trabalho e sobre o papel que o Núcleo terá para despertar na mulher o interesse pela profissão. “O mercado da Engenharia, como todos, sofreu bastante nos últimos anos, mas há espaço para mulheres vocacionadas. Não apenas na construção civil, que vive um momento de crescimento, mas em outras áreas da engenharia”, explica.

De acordo com o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), no Brasil existem mais de 1 milhão de engenheiros registrados. Apenas 19% são mulheres.

Também à Agência Sindical, o presidente Murilo Pinheiro contou que o Núcleo terá o objetivo de debater todas as questões ligadas às demandas femininas. Inclusive a participação sindical e política dessas engenheiras. Clique e assista.

 

MAIS – (11) 3113-2600, ramal 2205 / mulherengenheira@e-seesp.org.br

 

LEIA TAMBÉM:

METALÚRGICOS DA FORÇA DEFINEM PAUTA DA CAMPANHA SALARIAL

SINDICATO DE OSASCO REAGE A ACIDENTES E MORTES

CENTRAIS SINDICAIS ADVERTEM SOBRE ASSÉDIO ELEITORAL

Conteúdo Relacionado

Entidades repudiam violência no Paraná

Repúdio à agressão contra sindicalistaSegue, abaixo, Nota do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba. A entidade teve seu diretor Nelsão detido e agredido durante...

Frentistas conquistam aumento

A segunda rodada de negociação salarial entre o Sindicato de frentistas do Espírito Santo e o setor patronal, realizada quarta (4 de fevereiro), foi...

Metalúrgicos apoiam reeleição de Lula

Ontem, o sindicalismo fez panfletagem nas estações de trem e metrô, em SP, a fim de massificar os ganhos salariais com a isenção do...

Líder bancária exalta cultura da paz

Passo concreto para uma cultura de paz e contra o feminicídio. Assim é avaliada a iniciativa do Presidente Lula, ao lançar, nesta quarta (4),...

Centrais divulgam impacto da isenção do IR

Na manhã desta quarta (4), Centrais Sindicais e Sindicatos estiveram na estação Brás do Metrô e da CPTM, em São Paulo, para dialogar com...