26.3 C
São Paulo
sábado, 7/09/2024

Época de balanço – Por Josinaldo Barros

Data:

Compartilhe:

O final do ano estimula balanços. Ao relembrar o que foi feito, por que foi feito; o que não foi feito, por que não; e o que se pretendia, e foi prorrogado, temos a retrospectiva realista.

Ao consolidar essa retrospectiva, podemos avaliar as perspectivas e preparar ações futuras.

ELEIÇÕES – O grande balanço foi feito pelo povo brasileiro, que negou um segundo mandato a Bolsonaro.

SAÚDE – Controlada a pandemia, graças ao esforço mundial de governos e da ciência, como também pela aplicação maciça da vacina. O Sindicato sempre ficou do lado da ciência e da vida.

SINDICALISMO – O fato principal é a unidade do movimento: 1) A terceira Conferência Nacional da Classe Trabalhadora – Conclat – produziu a Pauta Unitária, que reivindica, mas também aponta caminhos ao Brasil. 2) A firme defesa da democracia. 3) A atuação na frente ampla que elegeu Lula. 4) A presença ativa no Grupo de Transição do governo.

ESPORTE E LAZER – Reformamos, trocamos o gramado sintético e entregamos um novo campo. Retomamos as atividades esportivas. Voltamos a realizar a Festa da Criança. Fizemos várias melhorias no Clube – as obras seguem.

RENDA – Conseguimos negociar mais acordos de Participação nos Lucros e/ou Resultados, muitos com aumento real no valor.

CAMPANHA SALARIAL – Já assinamos acordos que beneficiam 95% da base com INPC integral e mais 15% de Abono Salarial.

SOCIAL – Realizamos duas campanhas de alimentos e duas do agasalho. Renovamos parceria com os Metalúrgicos da Bélgica em prol do Instituto Meu Futuro (que atende crianças e jovens carentes no Parque Primavera). Mantivemos a entrega quinzenal de leite a famílias do Primavera.

ORGANIZAÇÃO – Reunimos aposentados. Aumentamos a sindicalização nas fábricas. Participamos de eleições de Cipa. Realizamos o 23º Seminário de Segurança e Saúde do Trabalhador. Promovemos ato contra a carestia. Fizemos o Seminário de Avaliação e Planejamento.

CIDADANIA – Ajudamos a derrubar a taxa de lixo do Guti. Lutamos vigorosamente contra o fechamento da Proguaru. Realizamos a Campanha Outubro Rosa de prevenção do Câncer de Mama e o Novembro Azul, contra o câncer de próstata.

MULHER – Março-Mulher: 30 dias de ativismo contra a violência, por direitos e valorização da mulher.

FORMAÇÃO – Realizamos com o Dieese Curso de capacitação de dirigentes e assessores.

ASSISTÊNCIA – Firmamos novas parcerias e agregamos serviços, propiciando economia a sócios e familiares.

FUTURO – Ano que vem o Sindicato fará 60 anos. Seguiremos fiéis aos ideais de nossos fundadores, mantendo em perspectiva a busca por emprego, renda, direitos e valorização do trabalho, bem como a defesa da democracia.

Enfrentamos recessão continuada, desemprego, ataques ao sindicalismo, agressões à democracia e cortes de direitos. Mas não recuamos. Importa que, agora, as condições pra avançar vão melhorar.

Josinaldo José de Barros (Cabeça)
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região.
Diretoria Metalúrgicos em Ação

Email – josinaldo@metalurgico.org.br
Site – www.metalurgico.org.br

Clique aqui e leia mais opiniões

Josinaldo - Cabeça
Josinaldo - Cabeça
Josinaldo José de Barros (Cabeça), presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região Email - josinaldo@metalurgico.org.br

Conteúdo Relacionado

Lula 3 e os sinais da economia – Marcos Verlaine

O economista Paulo Gala — que é professor na FGV-SP e conselheiro da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) —, fez...

Sentido de realidade – Carolina Maria Ruy

Dizem, alguns jornalistas, que as tal das sabatinas são melhores que os debates. Não acho. Em geral os jornalistas que fazem as perguntas não...

Sincomerciários de Jundiaí intensifica luta por aumento real – Milton de Araújo

Com a chegada da data-base para o comércio varejista e atacadista em geral (1º de setembro), o Sindicato dos Comerciários de Jundiaí e Região...

Vote pela democracia e pelo desenvolvimento – Chiquinho Pereira

O Sindicato dos Padeiros de São Paulo, fundado em dezembro de 1930, é uma entidade sindical muito importante para os trabalhadores e trabalhadoras.Trabalhamos na...

Manchete e editorial – João Guilherme Vargas Netto

O Globo de domingo (1º/9) deu capa com manchete denunciando que “O Brasil já tem 153 patrões investigados por coação eleitoral”. E, em matéria...