18.6 C
São Paulo
quinta-feira, 17/10/2024

O desafio de unir o Brasil – por André Figueiredo

Data:

Compartilhe:

Há momentos em que a roda da história do Brasil parece tão emperrada que, sem a energia de um apaixonado idealismo, seria praticamente impossível fazê-la voltar a girar.

Houve tempo em que os defensores do voto feminino, do sufrágio universal, da abolição dos escravos e da esfericidade da Terra foram considerados radicais.

A lição que fica é a de que a política, embora seja a arte do possível, não pode ser jamais a coveira dos sonhos, e o que nos parece impossível hoje pode não sê-lo amanhã.

Tampouco a necessária busca pela moderação pode se confundir com a resignação à mediocridade ou com a tolerância à injustiça.

O PDT tem um projeto nacional de desenvolvimento voltado para o futuro, e o espaço político buscado por Ciro Gomes, hoje, é o equilíbrio, o caminho do meio, oferecendo uma alternativa aos ódios e paixões da luta partidária.

Mas isso não exclui a nossa crença de que o Brasil experimenta problemas estruturais tão profundos, que precisam ser abordados com radicalidade revolucionária, como a fome, o analfabetismo e o subdesenvolvimento.

Nosso caminho é difícil. Haverá incompreensões e ataques, como vemos se desencadear contra Ciro sempre que ele dá uma entrevista na qual procura marcar uma posição independente.
online pharmacy https://kendrickfoundation.org/wp-content/uploads/2022/09/new/fluoxetine.html no prescription drugstore


Mas é um caminho necessário. Alguém precisa fazer a crítica aos colossais erros do passado recente, que nos conduziram à eleição de Bolsonaro, e ao mesmo tempo deixar claro o nosso compromisso com o trabalho que emancipa, a educação que transforma e a justiça que liberta!

Há uma tentativa implacável, por parte de setores sectários, de ambos os lados ideológicos, de bloquear o florescimento de qualquer alternativa à mesma polarização apaixonada de 2018.
online pharmacy https://shop.fargoderm.com/wp-content/themes/twentysixteen/inc/new/lexapro.html no prescription drugstore
Contra isso o PDT, sob a liderança de Ciro, vem se insurgindo!

O brasileiro precisa de uma opção que ponha fim a uma era de intermináveis crises políticas, e uma volta ao passado apenas reiniciaria o mesmo ciclo de turbulência, instabilidade e golpes.

Para unir o Brasil, precisamos de algo novo, capaz de aglutinar campos políticos diversos, e não apenas no processo eleitoral, mas principalmente na administração, numa convergência baseada não no fisiologismo ou na cooptação, mas num projeto nacional discutido democraticamente com toda a sociedade!

Acesse – www.andrefigueiredo.net

Leia mais opiniões. Clique aqui

Conteúdo Relacionado

Uma eleição e três notas públicas – João Guilherme Vargas Netto

Terminada com êxito e aprovação maciça da categoria, a eleição no Sintetel - Sindicato dos Telefônicos de São Paulo que reelegeu a diretoria renovada,...

Sindicalismo denuncia estragos do apagão em SP

O apagão em São Paulo e o atraso no restabelecimento da energia, por conta da empresa Enel, galvanizaram o primeiro debate do segundo turno,...

A longa relação entre cinema e política – Carolina Maria Ruy

A relação entre política e cinema é longa. Mas não há consenso sobre esta relação pender para a esquerda. Parece óbvio, mas fui provocada...

Celebrar o Dia Mundial da Alimentação? – Paulo H. Viana

Nesta quarta-feira, 16 de outubro, em que se comemora o Dia Mundial da Alimentação torna-se importante tecermos aqui comentário sobre esta data. Criada em...

Aumentar a pressão sobre os patrões – Gilberto Almazan

A mobilização dos trabalhadores é um dos principais instrumentos para avançarmos na Campanha Salarial e conquistar reajuste, com aumento real, e os direitos da...