O presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Adilson Araújo, participou quarta (8) do encerramento do 9º Congresso Nacional da Força Sindical. Em seu discurso, ele ressaltou a importância de realizar uma nova Conferência Nacional da Classe Trabalhadora (Conclat) em 2022.

Adilson lembrou dos 40 anos da 1ª Conclat, realizada na Praia Grande (SP), em agosto de 1981. O evento, que teve na organização o eletricitário Hugo Pérez, teve a presença de mais de 5 mil lideranças sindicais.

“Ali tínhamos a certeza da centralidade do movimento sindical. Os objetivos eram, primeiro, interromper a ditadura militar e, segundo, pavimentar um ambiente de esperança pra classe trabalhadora”, recordou o presidente da CTB.

Constituição – Adilson também ressalta que a Conclat teve grande importância não somente para a classe trabalhadora, mas para toda a sociedade. “O exercício dessa atividade culminou, não somente pra acabar com a ditadura, mas pra galvanizar esforços a partir da construção de um pacto, que nos propiciou a tão desejada Constituição Cidadã de 1988”, explicou.

Necessidade – Para o presidente da CTB, é indispensável que o movimento sindical se reúna para formar uma frente ampla de defesa da democracia, a partir da eleição do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e também com a nova Conclat.

“A Conferência Nacional da Classe Trabalhadora de 2022 tem como tarefa primordial apresentar um programa que oriente nosso povo da centralidade necessária da nossa pauta”, diz Adilson.

MAIS – Acesse o site da CTB.